Esportes

Equipe Feminina de Xadrez é Vice-Campeã nos Jogos dos Institutos Federais

ENXADRISTAS são destaques em competição na fase regional do Instituto Federal (CXC)

A equipe feminina de xadrez é vice-campeã nos Jogos dos Institutos Federais (JIF). A competição aconteceu em Belo Horizonte-MG e foram seis dias de disputas na fase regional composta pela região sudeste. Os enxadristas são alunos do Instituto Federal de Catanduva, participam do Clube de Xadrez de Catanduva (CXC) e competiram com alunos dos estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
“Na modalidade xadrez, após os seis dias de disputa, a equipe feminina do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) conquistou o vice-campeonato, ficando atrás apenas do IFMG. As catanduvenses Camila Medeiros da Silva e Sara Beatriz Oliveira compuseram a equipe representante de São Paulo que também contou com as paulistanas Amanda Oliveira Jorge e Ingrid Matias do Nascimento em seu quadro”, informa o diretor do CXC Sílvio Shiroma.
Já no naipe masculino o catanduvense Breno Patrick Onorato Perez integrou a equipe IFSP que ficou na oitava colocação na classificação geral.
Shiroma ressalta que os resultados são frutos de um trabalho de anos desde o ensino fundamental e o CXC tem acompanhado o trabalho dos alunos e dado suporte.
“Não é de hoje que os três enxadristas catanduvenses destacam-se nos eventos enxadrísticos, seja em nível regional, estadual ou nacional. Fruto de um trabalho desenvolvido há anos na cidade, a trinca de campeões foi lapidada nos projetos de xadrez das escolas municipais de Catanduva. Camila fez aulas nas EMEF’s Mario Juliano Pozetti e Waldemar Martins Aydar; Sara foi aluna na EMEF Darci Helena Delgado Januário; e Breno desenvolveu-se no Colégio São Mateus e na EMEF Graciema Ramos da Silva. Atualmente, os três treinam no Clube de Xadrez de Catanduva”, aponta o diretor do clube.
De acordo com a diretoria do CXC o clube tem contado com o apoio da Prefeitura de Catanduva. “Através da parceria com o CXC, a prefeitura tem apoiado continuamente o xadrez municipal, oferecendo aulas gratuitas a centenas de alunos, bem como fornecendo transporte e alimentação nos torneios realizados região afora”, aponta a diretoria.

SERVIÇO
O Clube de Xadrez Catanduva (CXC) está localizado no Conjunto Esportivo, Rua Rebouças, nº69 – Parque Iracema, e oferece aulas gratuitas à toda população. Todo sábado é realizado o tradicional torneio que vale pontos no ranking do clube. O horário de atendimento é: quarta-feira, das 17h30 às 20h com o professor Iago; quinta-feira, das 9h às 11h com o professor Sílvio; sexta-feira, das 17h às 20h com o professor Breno e
sábado, das 14h às 18h com a professora Lú Freitas.
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (17) 99613-5095 com o professor Gleison Begalli.

Karla Sibro
Da Reportagem Local