Esportes

Catanduvenses São Campeões na 8ª Superliga de Xadrez

8º Etapa aconteceu em José Bonifácio (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Com 43 representantes, a delegação de Catanduva foi destaque na 8ª Superliga de Xadrez 2018, disputada no último domingo, dia 26, em José Bonifácio (SP). O Torneio reuniu 160 enxadristas de várias cidades da região, entre Bauru, Catanduva, Itajobi, São José do Rio Preto e Tabapuã. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Catanduva que forneceu transporte e alimentação aos atletas do município. “Gostaria de agradecer à Secretaria de Educação, na figura da senhora Tânia Aparecida Ribeiro Botós; e também à Secretaria de Esportes, na pessoa da senhora Maria Rita Aguilar Araújo. Ambas as secretarias têm nos dado total apoio, fornecendo todo o suporte material necessário para o desenvolvimento de centenas de enxadristas catanduvenses”, informou o professor Gleison Begalli, presidente do Clube de Xadrez Catanduva (CXC).
Após seis rodadas de disputa acirrada o time da cidade retornou com cinco títulos e um vice-campeonato na bagagem. Luiz Miguel Mello da Silva dominou o torneio 1. Enfrentando jogadores de até 12 anos de idade, o jovem de apenas oito anos venceu todas as suas seis partidas para sagrar-se campeão sub-08. Outro destaque foi Isaac Manoel Morrison Silva, que venceu na categoria até 10 anos com cinco triunfos.
Já no torneio 2, para jogadores acima de 12 anos, Breno D‘alkmin Pereira da Silva ficou com o título na sub-14 masculino. O prodígio catanduvense, de apenas 10 anos e competindo contra enxadristas adultos, conquistou cinco vi­­tórias. Já Marcelli Roberta Sarti ficou com o troféu de cam­­peã na sub-16 feminino após conquistar quatro vitórias. Na categoria Livre masculino, em uma participação especial, venceu Luís Paulo Supi com score perfeito: seis vitórias em seis jogos. Residindo em Catanduva, Supi é enxadrista profissional e, atualmente, é o número 4 do ranking nacional (CBX). No próximo mês de setembro ele terá o maior desafio de sua carreira, quando se juntará a equipe brasileira em Batumi, na Geórgia, para a disputa das Olimpíadas de xadrez.
“Além de somar pontos no Circuito, a competição também proporcionou aos enxadristas iniciantes o ingresso no ranking nacional, da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e, aos mais experientes, no ranking internacional (FIDE). Ou seja, na próxima atualização os participantes aparecerão na listagem das duas importantes entidades supracitadas”, explicou o organizador e árbitro chefe do evento, José Antônio Sousa Júnior.
O presidente de honra do Clube de Xadrez, Dr. Antônio Celidonio Ruette, observa – “é com alegria que constato a popularidade do xadrez em Catanduva. A disciplina e a perseverança são dois elementos indispensáveis para um bom resultado neste jogo secular, e tenho certeza que isso refletirá positivamente na formação do caráter de nossos jovens concidadãos”, aponta.
O evento arrecadou 50 quilos de alimentos que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de José Bonifácio.
No feriado de 7 de setembro, o confronto será em Catanduva. No dia 16 em São José do Rio Preto e, fechando setembro, no dia 30 a etapa de Itajobi. Todas as informações da Superliga, calendário, resultados e fotos podem ser acessados através do endereço: www.enxadrista.com.br.

Da Reportagem Local




/* ]]> */