Cultura

Zeca Collares Estará em Catanduva Para Workshop e Show

(Silvana Carneiro)
(Silvana Carneiro)
Assine O Regional Online

Zeca Collares estará em Catanduva para workshop e show. A programação começa neste sábado (29) a partir das 15 horas. O workshop que será no Sesc abordará temas diversos como um resumo histórico sobre a viola caipira e o “mito” que o instrumento se tornou, além de teoria musical ou estilos musicais.
Os participantes deverão trazer a própria viola caipira, lápis, papel e borracha para anotações. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. No domingo (30), a partir das 10h30, Zeca Collares canta Pena Branca e Xavantinho. A dupla quebrou preconceitos, levando a música caipira a grandes salas de concertos, dentro e fora do Brasil sendo inclusive premiada com o Grammy. Zeca cantará na data, clássicos e fala sobre sua relação com o amigo pessoal Pena Branca.
Zeca Collares é um compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical. Ele que nasceu no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, aos nove anos já integrava as folias de reis tocando viola caipira.
Atualmente, ele conta com oito CDs gravados entre parcerias e carreira solo, sempre defendendo a música instrumental e o universo regional brasileiro. Zeca já acompanhou nomes como: Pena Branca e Valter Silva, Grupo Mucunã.

O cantor também dividiu o palco com Hermeto Pascoal, Duofel, Fernando Deghi, André Siqueira, MPB4, Ivan Vilela, Roberto Correia, entre outros. Ele foi premiado em 2004 com o título de melhor CD Instrumental do ano no Brasil, dentro do universo popular de raiz e indicado ao Prêmio Dynamite de Música Instrumental em 2008, concorrendo com nomes como Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.
Ele é compositor de trilhas para documentários, sendo premiado no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão 2006 pela trilha – João do Vale, muita Gente Desconhece; Viajou em 2006, junto com o Quarteto Pererê, época em que fez vários shows na Itália e Holanda.
Zeca lançou em 2006 um livro que teve como foco o ensino da viola caipira brasileira no Brasil. Em 2012, ele participou do projeto Música Popular Brasileira do SESI com shows no Estado de São Paulo e do Circuito Syngenta de Viola Instrumental com shows em diversas cidades do Brasil.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local