Cultura

“Todos Podem ser Frida” Tem Início Hoje (9) na Pinacoteca em Catanduva

“TODOS Podem ser Frida” segue até o próxima dia 24, na Pinacoteca de Catanduva (Divulgação)
Assine O Regional Online

A exposição “Todos Podem Ser Frida” tem início nesta quinta-feira (9), às 20 horas, na Pinacoteca Municipal João Nasser – o Castelinho. A exposição é idealizada pela fotógrafa Camila Fontenele e vai até o dia 24. A entrada é gratuita e recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Município, do Sesc e do Grupo Reveja.
As obras pertencem ao Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e contam um pouco sobre a vida de Magdalena Carmem Frida Kahlo Y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, pintora mexicana que se tornou em um dos maiores ícones da cultura popular de seu País e um exemplo de superação.
A abertura do evento terá duas performances que serão apresentadas pelos integrantes da Cia Výraz de Catandvua e inspiradas na pintora.
“A primeira apresentação, ‘Pies para qué los quiero si tengo alas pa volar’, do diretor e performer Lucas Alves, retrata a insaciável busca de liberdade vivida por Frida. De modo simples e com elementos usados na criação de um quadro, o artista envolve as próprias pernas, limitando assim seus movimentos e dificultando sua caminhada”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.
A segunda performance, intitulada ‘Auto-retrato’, também de Lucas Alves, traz o performer Rafael Jorda que, num processo de observação sobre seu reflexo num espelho, começa a transformar-se com elementos marcantes da artista Frida Kahlo.
Os visitantes podem interagir com a exposição em um espaço preparado especialmente para reproduzir composições da Frida Kahlo com direito a adereços e maquiagens.
“Também disponibilizaremos um cenário para que interessados possam fazer as fotos vestidos de Frida”, diz a diretora de Cultura de Catanduva, Cris Anovazzi.

SERVIÇO
A exposição segue até o dia 24 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Há possibilidade de agendamentos para horários e dias especiais. Mais informações pelos telefones (17) 3522-4815 e 3531-5100.
A Pinacoteca João Nasser está localizada na Praça da Independência, 92, no Higienópolis.

Karla Sibro
Da Reportagem Local