Cultura

Projeto “Cultura na Praça” Recomeça em Catanduva

Projeto pretende incentivar a prática e gosto pelas artes (O Regional)
Assine

O projeto Cultura na Praça foi retomado em Catanduva ontem. A proposta tem o objetivo de democratizar a arte e aproximar a população a partir de atividades artísticas gratuitas.

Ontem aulas de pintura em tela foram oferecidas às crianças, no Espaço Cultural da Praça 09 de Julho.

“O Cultura na Praça envolve a população, direta ou indiretamente. As pessoas que passam pela praça são estimuladas a participar das atividades e assistir às apresentações e intervenções artísticas que desenvolvemos. É uma forma de aproximá-las da arte e da cultura”, disse a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.

A artista plástica Mônica Dutra atendeu cinco crianças no primeiro dia do Projeto: “Nós atendemos um número limitado de crianças para que possamos dar total atenção a elas”, disse.

Ainda de acordo com a artista plástica, as aulas de pintura ajudam a trabalhar a coordenação motora. “As crianças ficam com a coordenação motora mais fina; aprendem a manusear o pincel e mesclar tonalidades para uma maior diversidade de cores na pintura”.

Nesse primeiro encontro, os pequenos aprenderam a pintar o Ipê, símbolo da cidade feitiço, e um dos marcos do Centenário.

Fernanda da Silva, 10 anos, frequenta as aulas na Estação Cultura desde o começo do ano: “Eu iniciei em fevereiro. Acho o projeto muito legal e estou aprendendo bastante”.

A aluna Pâmela Cardoso frequenta as aulas de pintura há três anos: “É muito divertido. Já aprendi várias coisas”, disse.

O Projeto também contribui para a difusão cultural, por meio de atividades que contemplam variadas expressões artísticas, em sua maioria, protagonizadas por artistas catanduvenses, segundo a secretaria.

As aulas de pintura na Estação Cultura de Catanduva já começaram, mas as mães que se interessarem em inscrever seus filhos podem deixar o nome da criança na lista de espera. As atividades são para crianças acima de seis anos sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis.

SERVIÇO

A Estação Cultura de Catanduva está localizada na Rua Rio de Janeiro, 100.

Da Reportagem Local