Cultura

Programação de Festival deste Sábado tem Teatro, Dança e Performance

Assine O Regional Online

O 18º Festival de Teatro de Catanduva segue, neste sábado (16), com a programação do penúltimo dia de atividades.
As opções vão desde o infantil ao teatro, dança e performático, possibilitando ao público a escolha por seu estilo preferido.
A programação tem início às 10h30, na Praça 9 de Julho, com o espetáculo “O Palhacinho Branco”, da Sobrado Verde Produções, de Catanduva. A peça infantil conta a história de Branco, um palhacinho que decidiu largar tudo para trás em busca de novas aventuras e da felicidade.
Às 20 horas, no Centro Cultural, será encenado “Prisma”, com a Cia Only Jazz, também da cidade. O espetáculo de teatro dança, indicado para maiores de 12 anos, aborda as lutas da comunidade LGBTTs contra o ódio e discriminação gratuitos, levantando a bandeira do amor. “A abordagem começa desde o holocausto e passa pelas influências das cores da bandeira LGBTTs e toda a trajetória da comunidade. Nessa linha tênue e sensível entre amor e ódio, paixão e política, opressor e oprimido, nasce Prisma”, explicou a diretora Malu Oliveira.

O último espetáculo da noite, “PUTO!” traz uma experiência performática em forma de manifesto e provocação. Como um documentário cênico, a dramaturgia e encenação são criadas a partir de depoimentos reais e retrata preconceitos vividos por um homossexual desde a infância até a maturidade.
“O espetáculo performático contagia o público que utiliza de um púlpito para expor seu manifesto. A música ao vivo e a poesia trazem um crescente emotivo/sensorial que representam as fases da vida de um homossexual”, relatou a diretora de Cultura de Catanduva, Cris Anovazzi.
“‘PUTO!’ traz à cena o prazer inocente de um menino ao brincar com as roupas de sua mãe, a repressão de seu pai e as muitas situações de intolerância sofridas por toda sua existência”, disse o diretor Murilo Gussi, do GAL (Grupo de Apoio à Loucura), de São José do Rio Preto. Gussi é filho de Catanduva e iniciou sua vida artística na cidade.
A peça tem início às 22 horas, no Centro Cultural “Édie José Frey”. “PUTO!” é indicada a maiores de 16 anos.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Da Reportagem Local