Cultura

Mostra “Ubuntu- A África em Nós” Tem Programação com Oficinas e Histórias

A oficina “História e Amarração de Turbantes’ com Jéssica Souza” (Assessoria Prefeitura)
Assine O Regional Online

A Mostra “Ubuntu – A África em nós” tem continuação hoje (14), com uma programação que contém oficinas, histórias e espetáculo. A entrada é gratuita para todas as atividades.
As atividades tem início com contação de histórias, em algumas escolas municipais. EMEFs Coronel José Pedro da Mota, Luzia Sestito Gradela, Gastão Silveira e Colturato Fernandes receberão a contação de histórias pra Erê ouvir: Lendas de Dandara com Lucas Alves. As sessões são ás 07h30, 08h30, 10h e 16h30.
Ás 08h30, no CRAS Juca Pedro, será realizada a oficina “‘História e Amarração de Turbantes’ com Jéssica Souza. Às 14h, na Dell’arte, será a oficina ‘Paru Iná’ – Culinária Africana para Crianças com Rosa Ferreto.

Também ás 14 horas, na Estação Cultura, a oficina de Confecção de Bonecas Negras com Zaíra Fazio ensinará as crianças de uma maneira lúdica. Ás 17h00, na Virada Educacional, no Conjunto Esportivo, é a vez da oficina de Bonecas Abayomi com orientação de Isabel Cristina Gisse e Isabela Gisse Rainho.
Na Câmara Municipal, ás 17h30, haverá a apreciação do Projeto de Lei que incluiu a Mostra no Calendário Oficial do Município.
Às 19h30, ocorrerá a oficina ‘Paru Iná’ – Culinária Africana com Rosa Ferreto, na Estação Cultura. E para encerrar o dia, às 20 horas, no Sesc, será apresentado o Espetáculo ‘Encontro Atlântico’ com a Cia Ballet Afro Koteban.
O espetáculo é resultado do trabalho de pesquisa e uma produção coletiva do elenco formado por artistas africanos da Guiné e da diáspora africana no Brasil. É uma metáfora do encontro de irmandade com a mediação do Atlântico. A performance com multilinguagem propõe, a partir do diálogo entre música, dança, canto e poesia, pensar a atualidade de nossa ancestralidade africana e a presença de nossos/as irmãos/ãs africanos/as na condição de refúgio no Brasil. Haverá um bate papo sobre Refúgio no Brasil após a apresentação.

Serviço
O CRAS Juca Pedro fica localizado na Rua Tiete, 1890, Jardim Soto. A Associação Dell’arte fica situada na Rua Antônio Girol, 1335. A Estação Cultura se encontra na Rua Rio de Janeiro, 100. A Câmara Municipal fica localizada na Praça Conde Francisco Matarazzo. O Sesc encontra-se na Praça Felício Tonello, 228.

Mostra
A mostra é uma realização da Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, Sesc e Associação Dell’arte. O evento tem parceria do Jornal O Regional, Grupo Guilherme de Almeida, Martha Ocon e Grupo Flor de Chita.

Da Reportagem Local