Cultura

Márcio Costa Participa de Principal Evento de Fotografia Brasileiro

Colunista social de O Regional, Márcio Costa esteve no evento
Assine O Regional Online

O fotógrafo e colunista social de O Regional, Márcio Costa, participou do principal evento de fotografia do circuito brasileiro. De Catanduva para a Capital, ele acompanhou as novidades da 11º edição da SP Arte/Foto que reúne grandes profissionais da área, inclusive do exterior. O evento é realizado no JK Iguatemi e faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto. A programação termina hoje (27).
“É uma alegria estar participando desse evento. Eu vim pelo Shopping Iguatemi Rio Preto neste evento no JK Iguatemi São Paulo. Tenho como minha primeira profissão a de fotógrafo, então participar da abertura de um salão para fotógrafos é como conhecer um pedaço do Olimpo, dos deuses”, disse. “As minhas outras profissões são consequência da primeira. Foi muito legal ser lembrado dentro deste espaço de imprensa social. Essa troca de experiências que acontece em um evento como esse é infinita. Participei dos Workshops, dos bate-papos, iria embora antes, mas acabei ficando”, complementa.
A SP Arte/Foto reúne em um só local, as principais galerias do país, com obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da contemporaneidade brasileira e mundial. Nesta edição, o público pode conferir de graça visitas guiadas. A ideia é a de estreitar laços entre os trabalhos expostos e os visitantes.
Entre os artistas que estão com obras expostas no evento: André Severo, Odires Mlászho, Claudio Edingen, Bob Wolfenson, Gal Oppido, Claudia Jaguaribe, German Lorca, Gustavo Minas, Drago, Steve McCurry, Mario Cravo Neto, dentre outros. O colunista social de O Regional viu de perto os lançamentos coletivos de fotolivros com a presença de fotógrafos renomados. Entre as obras lançadas durante o evento estão “Luz e Sombra” de Christian Cravo, o ensaio “Linha Vermelha” de Inês Bonduki e “Serra da Ermida 357” de Daniela de Moraes.

A SP Arte/Foto também apresenta palestras Talks, onde colecionadores, críticos, curadores e especialistas discutirão com o público as perspectivas da fotografia contemporânea não só no nosso país como também a nível mundial. O colecionador e fundador da The Walther Collection, Artur Walther já passou pelo evento em um bate- papo com Fernanda Feitosa. O editor da revista Aperture Michael Famighetti esteve com Simonetta Persichetti no espaço voltado para uma conversa descontraída sobre a fotografia. Neste sábado (26) prestigiará o evento o curador de fotografia da Tate, Simon Baker que estará em conversa com o curador do Instituto Tomie Ohtake – Paulo Miyada.
Antes de participar da abertura do evento, Costa conheceu a loja Artiz que reúne peças do Brasil inteiro e ganhou convite para assistir ao espetáculo “Dançando na Chuva”. Os papéis que nas telonas foram interpretados por Gene Kelly e Jean Hagen ganham vida na interpretação de Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello no teatro. Os convites já estão esgotados até final de novembro.

Cintia Souza
Da Reportagem Local