Cultura

Grupo de Poesia “Guilherme de Almeida” Completa 33 Anos

Sarau Poético foi realizado ontem no hall de entrada da Estação Cultura (Assessoria Prefeitura)
Assine

O Grupo de Poesia Guilherme de Almeida completa, neste mês de maio, 33 anos de vida poética. Para celebrar a data, os integrantes realizaram um Sarau de Poesias, ontem (26), com entrada gratuita para toda a comunidade. Na ocasião, houve declamações de poesias de artistas locais e de convi­dados. A dupla Zé Roberto e Guarnieri ficaram responsáveis pela animação do Sarau.
O grupo de poesias Guilherme de Almeida nasceu em 31 de maio de 1985, a partir da iniciativa do juiz Alcy Gigliotti e amigos que tinham como hábito se reunir e discutir assuntos literários na Casa da Cultura – que funcionava no prédio da Sociedade Espanhola. O patrono, Guilherme de Almeida, foi considerado o ‘príncipe dos poetas brasileiros’, em 1959. Guilherme e o irmão Tácito de Almeida organizaram a Semana da Arte Moderna de 22, além de ter criado uma conferência de difusão da poesia moderna, em 1925, a “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna”.
Em 2007, o Grupo lançou um livro denominado Magia das Palavras, com participação de mais de 25 poetas e, aproximadamente, 70 poesias publicadas. Pelo grupo, já passaram vários presidentes, que sempre mantiveram o objetivo de manter o destaque literário e cultural da cidade. O atual presidente do grupo é o poeta e professor Eduardo Benetti.
Os eventos realizados pelo Grupo contam com o apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Da Reportagem Local