Cultura

Festival de Teatro Tem Inscrições Abertas Para Oficinas Formativas

Na programação, estão apresentações de grupos locais e companhias de outras regiões (Luis Cruz)
Assine O Regional Online

A 18ª Edição do Festival de Teatro de Catanduva tem inscrições abertas para oficinas formativas. São três atividades do tipo, oferecidas de graça e voltadas para grupos ou interessados em artes cênicas. Temas como interpretação, improvisação e expressão corporal serão abordados. O Festival começa na sexta-feira (8) com várias atrações.
A primeira oficina é a de Teatro Ambulante, com o Grupo Trapo de São Paulo. A aula será no sábado (9) das 9 as 13 horas na Estação Cultural. Ela é voltada para jovens com idade entre os 8 e 17 anos. A atividade deverá abordar noções de interpretação, expressões corporal e vocal, improvisação e criação de esquetes teatrais.

Já a segunda oficina terá como tema “A improvisação a partir do sistema dos viewpoints”, que será ministrada pela artista Laís Marques, orientadora do Projeto Ademar Guerra. O trabalho tem o objetivo de ampliar a qualidade da escuta e presença cênica, aprimorando a formação dos participantes, com público a partir de 15 anos. A atividade será na terça-feira (12) das 19 as 22 horas na Estação Cultura.
“Representação e o Fazer Teatral” é o tema da terceira oficina, com Carlos Mendes. As aulas serão nos dias 13 e 14 de setembro, das 19 as 22 horas, no Centro Cultural. O público-alvo são pessoas a partir dos 15 anos. A atividade terá discussões sobre o conceito de expressão corporal, análise de gestos e a investigação sobre as múltiplas formas possíveis de expressões.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente no setor de Oficinas Culturais que fica na Estação Cultura (rua Rio de Janeiro, nº 100), ou pelo telefone (17) 3531-5107.

Sobre o Festival
O Festival de Teatro de Catanduva que chega a 18ª edição neste ano começa na sexta-feira (8) e terminará em 17 de setembro.
A iniciativa foi viabilizada por uma parceria da Secretaria de Cultura, com o Sesc, O Regional e os coletivos artísticos catanduvenses: Sobrado Verde Produções, Os Bardoso, Cia FUA, Núcleo Sala 18, Grupo Flor de Chita, Associação Dell’arte e Only Jazz.
O Festival conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da organização social Poiesis e Projeto Ademar Guerra. Na programação, estão apresentações de grupos locais e companhias de outras regiões. Quatro delas são da Capital e uma de São José do Rio Preto (Cia GAL). Os espetáculos poderão ser acompanhados no Sesc Catanduva, Praça 9 de Julho, Centro Cultural e Zoológico Municipal. Todas as atividades são de graça.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local