Início - Veja dicas de Filmes que Tem Como Tema ou Acontece no Natal
Cidades

Veja dicas de Filmes que Tem Como Tema ou Acontece no Natal

Franquia de Esqueceram de Mim tem história que se passa no Natal (Divulgação)

Nem todas as pessoas conseguirão reunir toda a família para o almoço e dia de Natal. Muitos optam em ficar em casa e descansar na data. Por isso, O Regional entrevistou o cinéfilo Felipe Boso Brida que dará dicas de filmes que tratam sobre o tema e são escolhas para assistir nesta época do ano.
Alguns se passam na data de Natal, outros retratam as famílias nessa época do ano, tem títulos que são para toda a família, para crianças e até mesmo de terror para os fãs deste estilo.
Uma das indicações de Brida é um filme italiano, lançado no início dos anos 90, de Mario Monicelli. “Parente… é Serpente”. “O filme trata sobre a típica família italiana de classe média e a relação dela com os parentes na casa da matriarca. Nesse meio desta reunião de família, eles acabam lembrando do passado, confrontando com situações de aceitação e são desde crianças até os mais velhos. É um grande filme italiano”, conta o cinéfilo.
Para as crianças a variação de filmes é imensa. Um dos títulos mais conhecidos é “Esqueceram de Mim”, que foi sucesso nos Estados Unidos e no Brasil e teve mais de um filme lançado. “O garoto é esquecido em casa. Ladrões percebem que a família não está e tenta invadir a residência, mas o menino arma diversas armadilhas e consegue deter os bandidos. É um filme que elevou a carreira do ator Macaulay Culkin”.
Há indicação ainda para um filme musical dos anos50, que foi relançado nos últimos tempos: “Natal Branco”. “é um musical que fala sobre um grupo de pessoas que vão fazer cantatas de Natal e a relação deles com a sociedade americana dos anos 50. Lindo filme com Rosemary Clooney e Danny Kaye. É um filme que eu super indico”, diz.
Filmes considerados mais novos como “Um Duende em Nova Iorque”, “Expresso Polar”, O “Grinch”, “Operação presente”, dentre outros .
“Um Duende em Nova Yorque” conta que o duende sai do Polo Norte, cai na cidade de Nova Iorque para trabalhar no Natal”.
“A terceira parte do “Férias Frustradas de Natal”, eu assistia muito com a minha família é um filme de 89, terceira aventura, foram quatro ou cinco filmes. Eles vão receber parentes para o Natal e acontece uma série de confusões. Conta de forma minuciosa os desenrolares de uma noite de Natal comum entre as famílias”, relata Brida.

Outros filmes como “A Felicidade não se compra” também estão relacionados ao período natalino. “é a história de um homem que vai cometer o suicídio e as pessoas começam a demonstrar para ele a importância da vida e do Natal. É um filme dos anos 40”.
De 1988, há um filme baseado nas obras de Charles Dickens. Com Bill Murray. “Os fantasmas contra-atacam conta a história de um homem mal humorado e que aparecem fantasmas do presente, passado e futuro”.
Além destes, há também o filme “O Milagre na rua 34” “Em plena época de Natal, Susan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Um dia, um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha. Porém o que ninguém podia esperar é que o velhinho afirma ser o verdadeiro Papai Noel que está ali justamente para provar para a garotinha e para muitas pessoas que ele é real”.
E não é só para quem gosta de comédia, romance e histórico. O Natal também está presente nos filmes de terror.
Um bastante conhecido e tem um terror “mais leve” é o Gremlins. Um vendedor de utensílios está à procura de um presente especial para seu filho e encontra um em uma loja em Chinatown. O lojista está relutante em vender-lhe o Mogwai, mas vende, sob a condição de que o objeto nunca pode ser exposto à luz, água ou alimentá-lo após a meia-noite. Tudo isso acontece e o resultado é um bando de gremlins que decidem destruir a cidade na véspera de Natal.
Outro filme de terror chamado de Natal Negro ou Noite do Terror, com direção de Bob Clark, anos 70. É a historia de um psicopata que mata um grupo de mulheres na noite de Natal.
“Tem um filme de terror que eu gosto muito que se chama ‘Krampus O terror do Natal’. Krampus é uma figura da mitologia nórdica que os americanos adotaram também que é a sombra do Papai Noel, um monstro bode misturado com demônio, que vem punir as crianças que não respeitam, e aparece para tirar em vez de dar”

Karla Konda
Editora Chefe