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Tomar Água É Mais Que Um Hábito Saudável, É Vida

Pouring water from bottle into glass on blue background

Você já deve ter ouvido falar que devemos tomar cerca de 2 litros de água diariamente. Mas, será que essa é a quantidade ideal para todos? Segundo a nutricionista Maira Gil, devemos ingerir, diariamente, 35ml de água por kg de peso corporal. Para saber quanto é isso, basta multiplicar seu peso por 35. Por exemplo, uma pessoa com 70kg deve tomar 2,45 litros de água por dia (70×35=2450 ml ou 2,45 L).
Maira enumera vários fatores para quantia de água ingerida por dia. Se a pessoa pratica atividade física, quanto mais atividade a pessoa fizer maior será a sudorese, necessitando tomar mais água para repor as perdas; homens precisam de mais água que as mulheres por possuírem maior quantidade de massa magra; temperaturas muito elevadas fazem com que as pessoas suem, causando perda de água corporal; alguns problemas de saúde necessitam de ajustes na dieta, afetando também a ingestão hídrica.
Na alimentação se consumir sódio em excesso, sentirá muito mais sede e, consequentemente, beberá mais água. Uma alimentação rica em fibras também necessita de um maior consumo de água. A água é essencial à vida, participando de todos os processos químicos do nosso corpo, já que 60% dele são compostos de água. Por isso, manter-se hidratado ajuda na regulação da temperatura corporal, na circulação sanguínea e no correto funcionamento de vários órgãos, como cérebro, rins, intestino, entre outros.
Durante um dia, perdemos água por meio de respiração, urina, fezes e suor, podendo variar de 1800 a 3450ml. Como o corpo só é capaz de produzir 250 a 350ml de água, é preciso ingerir essa diferença com o abastecimento hídrico e de alimentos, como frutas, vegetais, sopas e chás.
Idosos, gestantes, lactantes e crianças estão mais propensos a terem desidratação do que o resto da população. Isso porque as pessoas mais velhas apresentam desregulação de hormônios que “ativam” a sede, não percebendo o sintoma e, consequentemente, diminuindo a ingestão de água. Além disso, alguns medicamentos comuns nessa idade são diuréticos, aumentando a perda de água.
O primeiro sinal que o corpo dá de que seu nível de água está diminuindo é a sede. Sempre tenha uma garrafinha cheia de água por perto. Vá tomando pequenos goles durante o dia e, quando acabar, encha novamente. Para atingir a recomendação média de consumo hídrico, ou seja, cerca de 2 litros, você precisa tomar 4 garrafas de 500ml por dia, termina a nutricionista.

Ariane Pio
Da Reportagem Local

CAMPANHA ICESP

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