Início - Termina prazo para matrícula antecipada na rede pública
Cidades

Termina prazo para matrícula antecipada na rede pública

Termina hoje o prazo para matrícula antecipada nas escolas da rede pública de ensino do interior

Termina hoje (30) o prazo para matrícula antecipada nas escolas da rede pública de ensino do interior, para vagas no Ensino Fundamental em 2012. O procedimento é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de todo o Estado. O objetivo da chamada escolar é antecipar o cadastro para identificar a demanda escolar e planejar a oferta de vagas na rede pública de forma a assegurar o atendimento efetivo desse nível de ensino, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até o momento, em âmbito estadual, já foram contabilizados 268 mil inscritos.
CADASTRO
Deverão se cadastrar todos aqueles a partir de sete anos de idade, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, inclusive na EJA, que em 2011 não estão matriculados na rede pública. Também serão cadastradas as crianças com idade mínima de seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2012 ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentam a pré-escola pública ou conveniada atualmente. Esse prazo pode ser estendido aos candidatos que completarão seis anos até 30 de junho de 2012, conforme acordos firmados entre as secretarias municipais e as respectivas Diretorias Regionais de Ensino.
ESCOLA
Para fazer a inscrição basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer as informações necessárias (nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato). É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. A programação conjunta da oferta de vagas será feita no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, respeitando os critérios definidos conjuntamente entre o Estado e os municípios.
No caso de estudantes que estão em pré-escola pública ou conveniada, o cadastramento será automático, mediante consulta aos responsáveis sobre o interesse em matricular a criança no 1º ano do Ensino Fundamental na rede pública, sendo necessária apenas a atualização do endereço residencial.
A chamada escolar é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no Ensino Fundamental como os que cursarão os demais anos/séries desse nível de ensino, inclusive a EJA. No caso de alunos que já estão matriculados em escolas estaduais ou municipais neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.  
A divulgação das matrículas será feita no período de 16 a 30 de novembro.