Cidades

Termina Hoje Prazo Para Inscrições do Enem

Para se inscrever é necessário entrar no site do Enem - Foto: Divulgação.
Assine O Regional Online

Em toda região de Catanduva, 2.790 alunos estão aptos a realizarem a prova.

 

 

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para este ano. Em toda região de Catanduva, 2.790 alunos estão aptos a realizarem a prova, conforme dados da Diretoria de Ensino. São alunos matriculados nas terceiras séries do Ensino Médio (Regular e EJA). A taxa de inscrição deste ano é de R$ 82 e a confirmação só é feita depois do pagamento que deve ser feito até o dia 24 de maio. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Até a manhã de ontem (18), o Enem registrou 5.210.305 inscritos. Para se inscrever é necessário entrar no site do Enem (www.enem.inep.gov.br). Uma queda de 20% foi vista neste ano em comparativo com o mesmo período do ano passado. Um dos motivos seria o de que o de que o exame não poderá ser utilizado para se obter o certificado de conclusão do ensino médio. Só no ano passado mais de um milhão de estudantes se inscreveram no exame com esse objetivo em mente. O número estimado de estudantes inscritos na edição deste ano é de 7 milhões.

O número de inscrições aumentou agora nesta reta final, mas não se aproxima do visto nos dois primeiros dias em que o sistema começou a funcionar.  Isso porque, nas primeiras 24 horas, foram 863.076 inscrições, uma média de 35.962 inscritos a cada hora e 599 candidatos a cada minuto.

Mudanças nesta edição

O edital da edição 2017 do Enem foi lançado no mês passado. A primeira mudança sentida será com relação ao dia em que a prova será aplicada. Em outras edições, as provas eram divididas em dois dias, sendo aplicadas no sábado e no domingo. A partir deste ano as provas serão aplicadas nos domingos, sendo o primeiro deles no dia 5 e o segundo no dia 12 de novembro.

Outra das mudanças vistas na avaliação deste ano está relacionada a ordem das provas. Neste ano, a redação será aplicada no primeiro dia, mesma data em que haverá questões de linguagens e códigos e ciências humanas. A duração da prova continuará a mesma, sendo que no primeiro dia de avaliação serão 5 horas e 30 minutos para que todas as questões sejam concluídas e a redação elaborada.

Já no segundo dia, os candidatos deverão fazer questões de ciências da natureza e matemática, com a duração de quatro horas e 30 minutos. O valor do exame também teve alteração dos R$ 68 até a última edição. De acordo com o Inep o novo preço segue correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que não teria sido aplicado em outras edições.

O caderno de questões também sofreu alteração já que agora terá nome e número de inscrição do participante. Os cadernos de cores diferentes continuarão, mas não será necessário informar a cor no cartão resposta.

Cíntia Souza

Da Reportagem Local