Início - SUS Terá Equoterapia A Partir De Novembro Em Todo Brasil
Cidades

SUS Terá Equoterapia A Partir De Novembro Em Todo Brasil

Foi aprovada neste mês e começa a vigorar a partir de 10 de novembro a equoterapia para o SUS, sendo obrigatória em plano de saúde. Quando houver indicação médica, cobertura não poderá ser recusada. Método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina tem benefícios comprovados para reabilitação até nos casos mais severos.
Segundo a fisioterapeuta Daniela Sousa, a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
A fisioterapeuta explicou que, além disso, o método desenvolve o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local. Desenvolve o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.
Aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso.
“A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante. A meta funcional motora da equoterapia é: desenvolver no praticante, capacidades funcionais que permitam sua independência nas atividades de vida diária. O objetivo a serem alcançados tem duas ênfases: a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem, principalmente, à reabilitação física e/ou mental e a segunda, com fins educacionais e/ou sociais, com a aplicação de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar” finaliza a médica.

Ariane Pio
Da Reportagem Local