Início - Saúde Aprova Plano de Contingência Municipal Para Dengue

Saúde Aprova Plano de Contingência Municipal Para Dengue

A cidade de Itajobi realiza hoje (08) o mutirão contra a dengue, o serviço começa a partir das 7h30. O objetivo é recolher todo entulho, além das visitas das equipes de fiscalização e orientação sobre o combate do mosquito Aedes Aegypti.

Confira a programação: hoje (08) jardim Panorama e Nossa senhora Aparecida. Na quinta-feira (09) Residencial São Jorge e Jardim Glaucia. Na sexta-feira (10) Jardim Acapulco, Jardim Torre I e II, Residencial Zeny. Segunda-feira (13) Cohab José Segundo e Cohab Frederico Gerlach. Terça-feira (14) Jardim Eldorado, Colina do Sol e Alameda. Quarta-feira (15) Jardim dos Ipês, Cohab José Sambrano. Quinta-feira (16) Alvorada I e II, Bela Vista, Jardim dos Ipês II. Sexta-feira (17) Jardim Ferreira e Esplanada. Segunda-feira (20) Jardim Silva e Jardim das Acácias.  Terça-feira (21)  Parque do Colégio e Centro.

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Ariane Pio
Da Reportagem local
%d blogueiros gostam disto: