Cidades

Raio Atinge Equipamentos Da SAEC E Compromete Abastecimento

Na noite de quarta-feira (22) equipamentos de três Unidades de Reservação da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) foram atingidos por descargas atmosféricas. Por conta da falha no mecanismo, alguns bairros tiveram interrupção no fornecimento de água.
Segundo a Saec, os problemas foram ocasionados pelas fortes chuvas registradas em Catanduva e constatados via sistema computadorizado.
Na Unidade de Reservação da Rua Bebedouro (UR-3), vários componentes de automação e drives de acionamento de motores de bombas queimaram. Pelo menos dois motores pararam de funcionar. De imediato, técnicos da SAEC estiveram no local e adotaram os procedimentos operacionais para restabelecer parcialmente o sistema. A UR-3 é responsável pela distribuição de água aos bairros localizados na região do São Francisco. Por cerca de duas horas – ainda na noite de quarta-feira – os moradores dessa área ficaram sem água.
Na Unidade de Reservação do Shangrí-la (UR-31), os equipamentos atingidos foram o soft starter (mecanismo que aciona a bomba do poço profundo), o relé de nível (controla o nível do reservatório) e o medidor de vazão (computa dados que precisam ser fornecidos ao DAEE). Por conta do incidente, houve interrupção no abastecimento de água na manhã de ontem, dia 23. Parte dos equipamentos foi prontamente substituída, condição que possibilitou o restabelecimento do sistema e a distribuição de água.
Na Unidade de Reservação do bairro Júlia Caparroz (UR-14), a descarga atmosférica causou danos ao inversor de frequência (que aciona a bomba de pressurização). O sistema possui redundância e a bomba complementar está em operação, enquanto a parte danificada segue em manutenção. A SAEC divulgou que está reforçando a orientação para que os moradores economizem água para que, em situações adversas como essas, não ocorra desabastecimento.

Ariane Pio
Da Reportagem Local