Cidades

Projeto Praças do Amanhã é Realizado em Catanduva

A programação contou com atividades para todas as idades FOTO- O Regional
Assine O Regional Online

O projeto Praças do Amanhã foi realizado neste sábado (12), durante toda à tarde. O evento é uma parceria do SESI, SENAI, CIESP, FIESP, com apoio da Prefeitura de Catanduva. O objetivo do projeto é fomentar e incentivar o interesse da comunidade pelo conhecimento.

A Praça da República recebeu estandes com diversas áreas de conhecimentos, além de apresentações culturais, artísticas e atividades esportivas.

O Senai divulgou seus cursos e fez também demonstrações de processos realizados pelos alunos nos cursos de relacionados a automobilismo, joalheria, eletroeletrônica e mecânica de usinagem. “Aqui estamos explicando sobre nossos cursos e fazendo pequenas demonstrações e apresentações do que os alunos podem presenciar nos cursos”, segundo a expositora Vanda Cosequi.

Já na área do Sesi, foram desenvolvidas oficinas artísticas, como confecção de marcadores de páginas e histórias em quadrinhos. “Nós estamos com oficinas aqui, direcionadas ao público infanto-juvenil, porém vemos muitas famílias se envolvendo nas atividades, juntamente dos filhos, netos e sobrinhos”, confirmou a instrutora Patrícia Waitman.

“Os meus filhos estão adorando as atividades, eles participaram das oficinas e brincaram muito nos brinquedos infláveis. Já eu estou ansiosa para o show do Alceu (Valença)”, afirmou a mãe do Antônio e da Maria, Alessandra da Fonseca.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (Smelt) também esteve presente com uma área de atividades esportivas. “Nós estamos aqui com atividades de lutas, como jiu-jitsu, taekwondo e também com mesas de xadrez e damas para ensinar e divertir crianças e adolescentes”, relatou o instrutor Rodrigo Pereira.

Além dos estandes, três caminhões estavam dispostos na lateral da praça. Um deles era sobre a nanotecnologia, no qual as pessoas entravam para conhecer e escutar uma pequena explicação sobre o assunto. O caminhão de ciência e tecnologia também era aberto para visitação e explicações sobre a área científica. O caminhão sobre vida saudável ensinava as pessoas como manterem hábitos saudáveis no cotidiano, além de possuir algumas receitas preparadas nesse sentido.

A praça recebeu ainda dois palcos, um que durante toda a tarde teve apresentações culturais, com companhias de dança, dupla sertaneja, grupo musical e grupos de alunos e ex- alunos de escolas municipais da cidade.

Durante toda a duração do evento, a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) fez a distribuição de água para a população, além de dicas de conscientização de armazenamento de óleo de cozinha, que se descartado de maneira incorreta, prejudica a rede de esgoto e o meio ambiente.

A ação teve início às 13 horas. Na programação a última atividade estava o show de Alceu Valença.   Todas as realizações foram gratuitas.

Da Reportagem Local