Cidades

‘Projeto Hermes’ Ensina Crianças a Reutilizarem Papéis Em Oficina De Reciclagem

Os alunos do Centro Municipal de Complementação Educacional “Hermes Bovarotti Junior”, mais conhecido como “Projeto Hermes”, entre as várias atividades de complementação pedagógica, participam de oficinas de reciclagem.
Uma atividade que tem chamado bastante à atenção é a de Reciclagem de Papel, onde as crianças aprendem todo o processo de reaproveitamento de papéis descartados, transformando-os em papéis reutilizáveis.
Com o material produzido pelos alunos, são confeccionados convites e envelopes utilizados nas atividades do próprio projeto.
“Esta atividade visa gerar consciência ambiental em nossas crianças através do reaproveitamento e reutilização de objetos recicláveis, além de proporcionar conhecimento sobre processos de reaproveitamento de materiais. Os resultados encantam e empolgam as crianças e os adultos envolvidos”, afirmou a Diretora Municipal de Educação e Cultura, Ir. Dalva Coelho, ao comentar as atividades.
Para produzir uma tonelada de papel, é necessária a derrubada de cerca de vinte árvores adultas, bem como são necessários cem mil litros de água, um bem cada vez mais escasso e de importância vital. Ainda que as árvores sejam produzidas a partir de reflorestamento, a utilização do solo para o plantio e cultura das árvores a serem abatidas necessita de grandes áreas, bem como a absorção de imensa quantidade de minerais e nutrientes, deixando aquele solo infértil por um período longo de tempo. Esse processo causa o que se chama de desertificação.
A produção de papel, também é uma das atividades industriais que mais consomem energia elétrica e tem potencial poluente alto, liberando diversos detritos químicos.

Ariane Pio
Da Reportagem Local