Cidades

Professores e Funcionários Recebem Treinamento de Primeiros-Socorros

Assine

Professores e funcionários de escolas municipais de Elisiário receberam um treinamento com foco em primeiros-socorros do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional. O objetivo principal é a capacitação e cumprimento da Lei nº 13.722 de 2018 (que recebeu o nome Lei Lucas).
Tal norma possui essa denominação em homenagem a Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos que morreu em 2017 após engasgar com um lanche durante um passeio escolar, em Campinas. O curso é obrigatório para toda a equipe escolar de ensino infantil e básico em prol da segurança de nossas crianças enquanto a assistência médica especializada ainda não estiver no local.
Nesta primeira rodada, o conteúdo do treinamento foi aplicado a 60 profissionais das escolas do município. O mesmo curso será oferecido e realizado em demais cidades que o Samu de Catanduva opera na região.
“Nenhum profissional da educação precisa ser perito em primeiros socorros, o curso vem como complemento assistencial, de forma que a criança tenha o risco eliminado ou reduzido enquanto chega a assistência médica especializada”, ressalta o coordenador do Núcleo de Educação em Urgência do Samu, Bruno Golfe Andreazzi.
“Conforme esclarecido em treinamento, mesmo após sair do risco, a criança deve ser levar para o hospital mais próximo, a fim de anular quaisquer tipos de complicações momentâneas ou futuras”, consta em nota encaminhada ao O Regional.
Cumprindo, ainda, as normas da lei, toda escola deve contar, de forma obrigatória, com um kit de primeiros socorros para atender aos alunos. Os itens disponibilizados vão de acordo com as determinações de entidades especializadas em atendimento emergencial.

Da Reportagem Local