Cidades

Procon Dá Dicas e Orienta Consumidores Sobre Promoções da ‘Semana Do Brasil’

O Procon-SP, que é um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulgou algumas orientações e cuidados que o consumidor deve ter em mente ao fazer compras durante as promoções da Semana do Brasil, uma iniciativa do Governo Federal para incentivar descontos em lojas físicas e virtuais de diversos segmentos, de 6 a 15 de setembro. As dicas são as seguintes:

Preço
“Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços”.

Entrega
“Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas”.

Armadilhas
“É bom evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site”.

Informação
“Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas”.

Clareza
“Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores”.

Atenção
“Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual”.
Direito
“De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, de­volver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa ­a contar da data da ­­compra ­ou da entrega do produto)”.

Da Reportagem Local