Cidades

Prefeitura Municipal De Itajobi Incentiva Arborização Urbana

A Prefeitura de Itajobi, por meio do Departamento de Meio Ambiente, recebeu na tarde da última segunda-feira (15/07), no Viveiro Municipal, 280 mudas exclusivas para arborização urbana (calçadas e espaços públicos do município de Itajobi).
As espécies são adequadas para o plantio em áreas urbanas, evitando trincos nos muros, levantamento de calçada e rompimento nos encanamentos de água e esgoto das residências. As mudas têm em média, 1,60 de altura, favorecendo seu desenvolvimento e agilizando o seu crescimento.
Em parceria com o DAEI, o Departamento de Meio Ambiente executa, sempre que solicitado pelo munícipe e seguindo as normas estabelecidas pelo Setor de Arquitetura, o recorte da calçada para a implantação do Espaço Árvore, de acordo com o que é estabelecido na diretiva de Arborização Urbana do Programa Município Verde-azul”.
“Temos uma projeção de copa muito baixa no município, o que gera alguns transtornos para a população, como, por exemplo, altas temperaturas, baixos índices de umidade relativa do ar e a falta de sombra, para, por exemplo, estacionar o seu carro. As árvores absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar, além de absorverem ruídos e os barulhos na cidade. O Departamento tem realizado um trabalho firme nesse sentido, mas infelizmente, algumas pessoas, quebram as mudas, em atos de vandalismo que prejudicam o Meio Ambiente. Na semana passada, por exemplo, plantamos duas mudas de samambaias em frente ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), na Rua Jorge Tibiriçá, com execução do espaço árvore. Para nossa surpresa, hoje, uma das mudas já havia sido quebrada. É uma atitude lamentável. Para coibir esse tipo de ação, estamos regulamentando uma lei para punir os autores.” afirma a Assessora de Meio Ambiente, Evandra Gradela.
Os munícipes interessados em adotar uma muda, devem se dirigir à sede do Departamento de Meio Ambiente, na Rua Pedro de Toledo, nº 779-C e solicitar o termo de doação de mudas. A muda é retirada no Viveiro Municipal, sem custo algum para o munícipe. Ainda de acordo com Gradela, “é importante que os empresários da cidade vistam a camisa da causa, para que consigamos plantar pelo menos uma muda de árvore na frente dos estabelecimentos comerciais da cidade, principalmente na Rua Pedro de Toledo, onde faremos um projeto piloto voltado à arborização urbana.”

André Santos
Da Reportagem Local