Início - Prazo Para Saque Do Pis Termina Nesta Quarta-feira
Cidades

Prazo Para Saque Do Pis Termina Nesta Quarta-feira

Em Catanduva, 717 trabalhadores ainda não tinham retirado o benefício

Da Reportagem Local


O prazo para o saque do Programa de Integração Social (PIS) termina hoje (31). Em Catanduva, segundo os últimos números atualizados pelo Ministério do Trabalho, 717 trabalhadores ainda não tinham retirado o benefício do PIS, ano- base 2014. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, depois desta data, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e não estará mais disponível para saque nas agências bancárias.
O valor é de um salário mínimo (R$ 880) e está disponível em qualquer agência da Caixa. Servidores públicos que se aposentaram depois de 2014 e cargos comissionados em instituições públicas devem verificar se têm direito ao Abono Salarial. O governo recomenda que as pessoas não deixem para o último dia e alerta que o prazo, que se encerra nesta quarta-feira, não será prorrogado novamente. Ao todo, no Estado de São Paulo, mais de 217 mil trabalhadores celetistas tem direito e ainda não sacaram o PIS.  
Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada e teve salário médio de até dois salários mínimos naquele ano. Além disso, era preciso estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), informou o Ministério do Trabalho.
No começo do mês de julho, o governo anunciou a extensão do período do saque que terminou em 30 de junho. Mais de 1, 2 milhão de trabalhadores e servidores públicos não haviam sacado o abono. Com isso, o novo prazo passou a ser de 28 de julho a 31 de agosto deste ano. 
Desde o começo do calendário do ano-base 2014 foram pagos mais de R$ 18 bilhões a 22, 2 milhões de trabalhadores com direito ao abono. 
O contingente corresponde a 94,45% do total de beneficiários do programa do PIS/Pasep.  Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício pelo portal  http://abonosalarial.mte.gov.br/, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento. 
Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Caixa no telefone 0800-726 02 07. Para os trabalhadores do serviço público que recebem o PASEP é preciso procurar o Banco do Brasil pelo número 0800-729 00 01. Mais informações também pela Central de Atendimento Alô Trabalho 158, do Ministério do Trabalho.