Início - PENEIRA FINA – 30/04/2019

PENEIRA FINA – 30/04/2019

Creche
O prefeito Afonso Macchione usou as redes sociais para falar sobre o andamento das obras na creche escola do bairro Glória 5. “Esta é mais uma unidade de ensino em construção pela Prefeitura. Além dela, estão em andamento as obras das escolas do Alto da Boa Vista e Nova Catanduva 2. Outras duas unidades já foram inauguradas”, disse o chefe do poder executivo na publicação.

35%
Foi em janeiro deste ano que a Secretaria de Planejamento anunciou a retomada de obra da creche escola. Na ocasião, a unidade tinha 35% do projeto executado. A previsão é de que os trabalhos terminem em outubro deste ano. O valor investido para os trabalhos é de R$ 1.117.300,29. A verba faz parte de convênios assinados com o Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo.

Falando em obras
A prefeitura também aproveitou a segunda-feira para falar sobre outra obra, a do Cras Nosso Teto. “O imóvel recebe adequações para atender, futuramente, moradores desta região da cidade. A descentralização do serviço permite o apoio e amparo necessários aos trabalhos desenvolvidos pela Assistência Social junto à comunidade”, consta na publicação.

Devem ser lembradas
Outras obras em andamento merecem ser lembradas, não só pelo tempo, como pela importância para a população. A inauguração do Teatro Municipal, por exemplo, não teve data divulgada. A reforma da rodoviária continua, assim como a reconstrução da ponte no Santa Paula. São obras que a população também gostaria de ver prontas.

Nova cobertura
O Shopping Popular também está em obras. Na atual etapa, recebe nova cobertura, que terá a base de sustentação reforçada. “A estrutura é totalmente diferente da anterior, que acabou destruída pela chuva em 2012. Para que essa e outras benfeitorias fossem possíveis, colocamos as contas do shopping em ordem e os permissionários zeraram a inadimplência de R$ 274 mil”, informou o prefeito.

Sem energia
A Energisa Sul-Sudeste informou que a falta de energia que atingiu parte da região central, Vila Stocco, Jardim Brasil, Vila Celso Mauad, Jardim San Remo e Jardim Irradiação, em Catanduva, na tarde de ontem (29) às 16h16, foi causada pelo rompimento de um cabo da rede elétrica que abastece essas localidades. A empresa investiga o que provocou esse rompimento.

Sem energia II
Técnicos da empresa foram acionados, e após manobras realizadas no sistema elétrico, o fornecimento foi regularizado para 90% dos clientes por volta das 16h40. Por conta da complexidade da ocorrência, profissionais da distribuidora ainda trabalham para restabelecer o abastecimento para o restante dos clientes afetados. “A Energisa Sul-Sudeste conta com a compreensão de todos e reafirma seu compromisso de atuar prontamente com qualidade e segurança para manter o fornecimento a todos os seus clientes”, informou. É o que a população espera mesmo.

Desfile
Hoje é dia de desfile de aniversário. Como foi cancelado o evento do dia 14 de abril, data em que Catanduva completou 101 anos, a prefeitura deixou a comemoração para o último dia do mês. “Pra comemorar esse momento mais do que especial, teremos a presença de escolas e da tradicional Banda do Barão. Você e sua família tem um encontro marcado, dia 30 de abril, às 9 horas, na Rua Brasil. Participe”, informa a prefeitura.

Pauta
Não consta na pauta da sessão desta terça-feira o projeto de lei que volta para a Câmara de Vereadores, referente a reestruturação administrativa da Saec para incorporar as atividades da Secretaria de Meio Ambiente para pagar o dissídio de 2015. A prefeitura enviou comunicado à imprensa falando que encaminhou o projeto, mas não consta na pauta que foi apresentada pela assessoria de comunicação da câmara. Será que será com urgência. O jeito vai ser esperar para ver.

Prevenção
Foi publicada ontem (29) no Diário Oficial da União a lei que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, que prevê que a notificação compulsória dos casos de tentativa de suicídio e de automutilação deverá ter caráter sigiloso por parte dos estabelecimentos de saúde, segurança, escolas e conselhos tutelares.

Prevenção II
A lei prevê a criação de um sistema nacional, envolvendo estados e municípios, para prevenção da automutilação e do suicídio, bem como um serviço telefônico gratuito para atendimento do público. Segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a nova legislação vai permitir entender o que está causando as dores e angústias relacionadas à autolesão. Com o acompanhamento estatístico será possível criar políticas direcionadas, de acordo com o fenômeno mapeado com o auxílio dos números.

Da Redação