Cidades

Papa Francisco Nomeia Novo Bispo Para Diocese Catanduva

O papa Francisco nomeou ontem, (10) o novo bispo para a vacante diocese de Catanduva. O escolhido foi o Dom Valdir Mamede, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília. A diocese de Catanduva estava vacante desde outubro de 2018 e contou com a administração apostólica de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo emérito de Sorocaba.
Na manhã de ontem, Dom Otacílio publicou sobre novo bispo. “Neste dia compartilho da alegria com todos vocês pela nomeação do novo Bispo da Diocese de Catanduva, D. Valdir Mamede. Também expresso minha gratidão a Deus, ao clero, aos seminaristas, religiosos e religiosas e a todos os leigos e lideranças de Pastorais e Movimentos pela caminhada que fizemos juntos, e em comunhão, durante os quase nove anos que atuei nesta Diocese na condição de seu Pastor”, diz em nota divulgada no site da diocese.
A diocese de Catanduva divulgou nota desejando boas-vindas ao novo bispo. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também enviou mensagem de congratulação a dom Valdir por ocasião de sua transferência.
Valdir Mamede ingressou na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), em Pouso Alegre, em 1979, onde emitiu seus primeiros votos em 1981.
Realizou estudos de Filosofia no período de 1981 a 1983, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estudou Teologia no período de 1984 a 1987 no Studium Theologicum de Curitiba. Licenciado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no ano de 2002. Padre Mamede desempenhou, entre outras atividades, as seguintes funções: Vigário paroquial na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (1988); Vigário paroquial (1989-1992) e pároco (1992-1995) da Paróquia Imaculado Coração de Maria no Rio de Janeiro; Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Brasília (1992-2000); Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Brasília (2007-2013); Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Brasília; Vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico de Brasília (2004-2007); Professor de Direito Canônico no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima de Brasília (2004); Professor no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília; Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília; Membro do Conselho Presbiteral Arquidiocesano; Membro do Conselho Episcopal. Foi nomeado bispo titular de Naísso e auxiliar de Brasília pelo Papa Bento XVI, no dia 6 de março de 2013. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 16 de março de 2013.

Ariane Pio
Da Reportagem Local

CAMPANHA ICESP

/* ]]> */