Cidades

Os Benefícios Do Mel Para A Saúde

O mel sempre foi utilizado como alimento pelos seres humanos. Geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, ele é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias, de onde os humanos o extraem. Além de ser utilizado como alimento, o mel também funciona como curativo para vários tipos de problemas de saúde.
O mel contém uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e enzimas que protegem o corpo contra as bactérias e que reforçam o sistema imunológico. Sintomas de resfriado e da gripe, como a tosse, a dor de garganta e a congestão nasal podem ser controladas e até eliminadas somente com o consumo do mel. Uma dica para melhorar o sistema imunológico é tomar água morna com uma ou duas colheres de mel com suco de um limão e uma leve pitada de canela.
Quando consumido com regularidade, o mel é capaz até de reduzir os riscos de ataques de coração e aliviar a indigestão, revela a pesquisadora de alimentos Elisa Soares. “Em pesquisas realizadas com o mel ficou constatado que o consumo desse alimento pode revitalizar as artérias e as veias do coração, reduzindo o colesterol no sangue em até 10%. Para aquelas pessoas que sofrem de indigestão, as propriedades antissépticas do mel ajudam a aliviar a acidez no estômago, melhorando a digestão. O mel também neutraliza o efeito dos gases, tornando-se um dos melhores remédios naturais quando se come demais”.
Além de curativo, o mel também é um atrativo no universo da estética. Suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas revitalizam e deixam a pele mais saudável e macia, livre de qualquer imperfeição.

André Santos
Da Reportagem Local

CAMPANHA ICESP

/* ]]> */