Cidades

O Que é e Como Evitar Esse Problema?

A conjuntivite é uma doença muito comum e contagiosa que causa a inflamação da conjuntiva, que é uma membrana que recobre a porção anterior da esclera e a face interna das pálpebras. É caracterizada por hiperemia, infiltração e exsudação celular. Em geral, a doença acomete os dois olhos, perdura de uma semana a 15 dias e é contagiosa.
A conjuntivite se manifesta principalmente através do contato com objetos ou mãos contaminadas com agentes irritantes, como vírus, bactérias ou determinadas substâncias. Basicamente existem dois tipos de conjuntivite: a infecciosa (viral e bacteriana) e a alérgica.
A conjuntivite viral é transmitida com muita facilidade, sendo o tipo mais comum. Dura cerca de sete dias e melhora espontaneamente. Nesse período, além dos olhos vermelhos, as pálpebras incham e a visão perde a nitidez. O vírus pode infectar apenas um olho ou os dois e diminuir a acuidade visual. Além disso, devido ao processo inflamatório, pode ocorrer a formação de uma pseudomembrana (membrana esbranquiçada) por dentro da pálpebra. Se não for tratada, há risco de formação de queloide (tecido de cicatrização) que pode manter o quadro de conjuntivite por mais tempo. Na conjuntivite bacteriana o paciente apresenta sintomas como secreção ocular purulenta de cor esverdeada ou amarelada, além de intensa vermelhidão no olho contaminado. Na maioria dos casos, os sintomas não comprometem a acuidade visual (capacidade da visão). E a conjuntivite alérgica ocorre quando há uma reação do próprio organismo a agentes como poeira, poluentes ou pólen. Diferentemente das outras, ela pode durar mais de duas semanas e não é transmissível. Aqueles que usam lente de contato sem a higiene adequada estão mais sujeitos a esse tipo de conjuntivite.
O oftalmologista Fernando Bezerra orienta sobre alguns procedimentos que podem ajudar a evitar a conjuntivite. “Alguns procedimentos básicos podem ajudar a prevenir a conjuntivite, como lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”.

André Santos
Da Reportagem Local