Início - Nenhuma Região Fica na Fase Vermelha, Catanduva Permanece Laranja

Nenhuma Região Fica na Fase Vermelha, Catanduva Permanece Laranja

Divulgação

Na sexta-feira (21), o Governo Estadual realizou nova avaliação do Plano São Paulo para reabertura gradual das atividades econômicas. Pela primeira vez o estado ficou sem nenhuma região na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização.
De acordo com a lista divulgada 15 regiões do estado estão na fase amarela: Baixada Santista, município de São Paulo, Sub-região Leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Sub-região Sudeste da RMSP, Sub-região Sudoeste da RMSP, Araraquara, Araçatuba, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Marília, Sorocaba, São João da Boa Vista, Taubaté e Campinas.
O Governo do Estado manteve a região de São José do Rio Preto, na qual Catanduva está incluída, na Fase 2 (Laranja). Permanecem também na fase 2 a região de Presidente Prudente, Marília, Franca, Registro e S.J. da Boa Vista.
Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, em comparação com a semana anterior; variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior e variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior. O critério que tem maior peso na classificação de cada região é a variação de novas internações (peso 4), seguido pela taxa de ocupação de UTIs (peso 3). Especialistas criticaram o plano quando ele foi lançado, pois discordam do peso diferente e das notas de corte de cada critério. Esses critérios definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra: Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo; Fase 2 – Laranja: Controle; Fase 3 – Amarela: Flexibilização; Fase 4 – Verde: Abertura parcial e Fase 5 – Azul: Normal controlado.
A atual fase na qual Catanduva está inserida permite o funcionamento de algumas atividades com restrições. Permanecem fechados os salões de beleza, barbearias, academias, restaurantes e bares.
O comércio permanece funcionados das 8h às 12h em sistema Drive Thru ou Delivery e das 13h às 17h com atendimento no interior da loja, com 20% da capacidade de cada estabelecimento, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel para funcionários e clientes.

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local