Início - Não Se Esqueça de Adiantar em Uma Hora Seu Relógio no Próximo Domingo
Cidades

Não Se Esqueça de Adiantar em Uma Hora Seu Relógio no Próximo Domingo

RELÓGIOS devem ser adiantados em uma hora na madrugada deste sábado para domingo (Divulgação)

Não se esqueça de adiantar em uma hora seu relógio no próximo domingo (4). O horário de verão, adorado por uns e odiado por outros, entra em vigor em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal e vai até o dia 15 de fevereiro de 2019. A medida visa economia de energia elétrica.
A reportagem de O Regional questionou a Energisa, responsável pelo abastecimento de energia elétrica da cidade e de mais 14 municípios, sobre a estimativa de economia. O setor aponta que para o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 5% nas regiões onde é aplicada a medida.
“A Energisa Sul-Sudeste, que atende 82 municípios no oeste de São Paulo, região bragantina, sul de Minas Gerais e a cidade de Guarapuava, no estado do Paraná, estima para esta edição do horário de verão uma redução no consumo de aproximadamente 0,39%, ou seja, uma economia de 4.990 MWh (megawatts-hora), o equivalente ao consumo de 29 mil residências durante um mês, ou proporcional ao consumo de uma cidade de 87 mil habitantes, durante o mesmo período”, informou por meio de nota.
No último horário de verão, de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, foram economizados 1.130 megawatts-hora, conforme anunciado pela concessionária só na região de Catanduva. Com a economia gerada era capaz de abastecer três municípios, tais como, Marapoama, Catiguá e Paraíso, por 30 dias.
“Na região de Catanduva, nos 15 municípios atendidos pela distribuidora, o resultado obtido foi uma redução na demanda de aproximadamente 5% e uma redução no consumo de aproximadamente 0,45%. Esses resultados significam uma economia de 1.130 MWh (megawatts-hora), equivalente ao consumo de 5,3 mil residências durante um mês ou proporcional ao consumo de uma cidade de aproximadamente 16 mil habitantes, durante o mesmo período”, informava a concessionária na época.
De acordo com Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da distribuidora, o resultado está dentro dos objetivos esperados com a medida, de reduzir não só o consumo, mas principalmente a demanda.
O objetivo do Horário de Verão é incentivar a população e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética, no horário das 18 às 21 horas. A sensação é que os dias de verão são mais longos.
Uma das dicas da Energisa é que em dias com temperaturas amenas prefira ligar apenas o ventilador.
“É preciso manter o filtro do ar condicionado sempre limpo. Se for usá-lo mantenha as portas e janelas do ambiente fechadas. Fique atento também aos aparelhos ligados em ‘stand by’, que é aquela luz que fica permanentemente acesa nos equipamentos. Desligue estes equipamentos da tomada. Sempre que deixar um ambiente desligue a luz e faça uso da luz natural abrindo bem janelas e cortinas”, orienta.
A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa.
O chuveiro deve estar na posição “verão” ou “desligado”. Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.
Prefira também juntar o máximo de roupas e lavar de uma única vez, otimizando o uso da máquina de lavar; o mesmo vale para passar roupas. Quanto menos aparelhos ligados à tomada menos consumo de energia.

Karla Sibro
Da Reportagem Local