Cidades

Movimento Negro De Catanduva Realizará Show E Debates

O MNC Movimento Negro de Catanduva existe há dois anos. Aonde vem promovendo diversas atividades abertas para que a população possa se integrar de pautas pertinentes a causa e realizará no dia 19, domingo, um evento intitulado “Ato de Reflexão sobre a Abolição da Escravatura”, tendo como motivação promover a reflexão sobre o período escravagista a abolição, seus mitos e sua herança. O contexto político atual do Brasil tem ações mantenedoras da história de desigualdades e exclusão.
Segundo Taise Braz e Thainná Costa,membros do MNC, ressaltam “que não podemos deixar de olhar o passado e as consequências do presente e negligenciar sua decorrência é negar o progresso da população negra”.
“Em se tratando da Abolição da Escravatura não podemos deixar de citar lideranças e toda luta de resistência. Heróis que foram vetados da real história como Luiz Gama, José Francisco do Nascimento entre outros. Precisamos de um olhar mais atento sobre como quase quatro séculos de escravidão renderam as gerações um legado de lutas pela sua subjetividade” comenta Taise.
A abolição resultou de interesses políticos e econômicos e não pelo fator humanitário.
Sentimos que a liberdade não é concreta, pois a sociedade e o estado ainda legitimam práticas que desfavorecem a população negra, sejam por não garantir segurança, oportunidades e representatividade, finaliza Thaise.
O evento terá declamar de poesia, oficina e contação de história Abayomi, explanação sobre a abolição, roda de conversa, encerramento com Rap de artistas locais. O evento totalmente gratuito das 15hs às 18hs na quadra poliesportiva do bairro Gabriel Hernandez.

Ariane Pio
Da Reportagem Local