Cidades

Motorista Retira Água de Nascente e é Flagrado Pela GCM

Ação é ilegal pode render multa no valor de R$ 1.256
Cíntia Souza
Da Reportagem Local

O motorista de um caminhão foi flagrado retirando água de uma nascente em Catanduva na tarde da última quinta-feira (21). O registro foi feito por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) que ao chegar ao local constatou que cerca de mil litros de água já estavam guardados no compartimento do caminhão.
Segundo informações do subcomandante da GCM, Cláudio Pereira, a área, que fica próxima a fazenda São José das Borboletas, passa por fiscalização frequente da Patrulha Ambiental. “Muita gente faz uso dessa nascente para encher o caminhão de água. Neste flagrante a equipe fez a orientação, já que o cidadão é morador de São José do Rio Preto, trabalha para uma empresa que presta serviço em Catanduva e alegou não saber da proibição de retirada de água”, disse Pereira.O caminhão que tem capacidade para 12 mil litros  havia sido carregado com cerca de mil litros de água. “Ele foi orientado sobre a proibição e devolveu a água para a nascente. O cidadão garantiu que não vai retornar para retirar. Foi feito um boletim de ocorrência e fotos do registro. Se ele aparecer novamente retirando água entra com reincidente”, afirmou o subcomandante.
A prática é considerada crime ambiental.  A multa para aqueles que são flagrados retirando água de nascentes é de 500 Unidades Fiscais de Referência de Catanduva (UFRC), que resultam em aproximadamente R$ 1.256. Além disso, o veículo usado no crime é apreendido.