Início - Mais de 25 mil Catanduvenses Entregam o Imposto de Renda
Cidades

Mais de 25 mil Catanduvenses Entregam o Imposto de Renda

Exatos 25.054 catanduvenses entregaram a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. A informação é da Delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto. O total de documentos entregues dentro do prazo superou as expectativas da Receita Federal no município. O fisco estimava que 24.420 contribuintes declarassem até o final do prazo, que terminou na última segunda-feira, dia 30 de abril. Em 2017 mais de 24 mil declarações foram entregues.
“Isso mostra que mais pessoas passaram a ganhar mais de R$ 28.559,70 em Catanduva em 2017. Sinal que mais pessoas ganharam mais que o limite de isenção”, informa Mauro José da Silva, auditor-fiscal da Delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto. A região também superou as expectativas, nos 72 municípios, onde engloba Catanduva, dos 268.119 declarações esperadas, o número de documentos entregues foi de 272.488.
Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte deve acompanhar o extrato pelo site da Receita.
“A Receita Federal não manda e-mail, cartinha para ninguém para informar que caiu na malha fina. O contribuinte deve acessar o site da Receita “Onde Encontro” e acessar “Extrato da Declaração de IRPF””, explica Silva.
Segundo Silva, o número de contribuintes que declararam também não se refere que tenha sido 100%.
“As expectativas foram superadas, mas a gente ainda não sabe quantos contribuintes deveriam ter declarado e que não declararam”, frisa.
Quem deixou de declarar terá de pagar multa no valor de R$ 165,74 e dependendo do valor pode chegar até 20% do imposto devido.
Para quem tinha imposto de renda para pagar poderia ter destinado 3% ao Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Catanduva (FMDCA) de seu município.
Em Catanduva, a Campanha “Sou Leão Amigo” conscientizou as pessoas a destinar o percentual ao FMDCA.
“Só vamos saber quanto foi destinado para a campanha “Sou Leão Amigo” daqui uns dois meses”, diz o auditor.
Quem não declarou, além das multas ficará pendente de regularização e sofrerá alguns impedimentos, tais como, não poderá pegar empréstimos em bancos, tirar passaporte, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, prestar concurso público até a regularização da situação.

RETIFICAÇÃO
A Receita possibilita ao contribuinte a retificação do Imposto de Renda. A retificação permite aos contribuintes a correção de erros emitidos na declaração deste ano quanto nas de cinco anos anteriores. É possível fazer a retificação do IR quantas vezes for preciso.

Karla Sibro
Da Reportagem Local

https://oregional.com.br/wp-content/uploads/2018/05/03MAI_KARLA_IMP-RENDA.mp3?_=1