Cidades

Jovens de Catanduva Já Podem Fazer o Alistamento Militar

Os jovens de Catanduva e região já podem fazer o alistamento militar. Desde o início deste mês, aqueles que nasceram em 2001 devem fazer o registro. A medida só vale para as pessoas do sexo masculino. O prazo termina no último dia útil de junho, inclusive na internet. No ano passado, mais de 700 garotos realizaram o alistamento em Catanduva.

Para fazer o procedimento, que é obrigatório, é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. No caso daqueles que não tem CPF, a certidão de nascimento deve ser levada. O comprovante de residência e identidade também devem ser apresentados na Junta Militar.

Os jovens que forem convocados passarão por uma seleção entre os meses de julho e outubro. Na sequência, recebem treinamentos nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. “Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo”, informa o Ministério da Defesa.

Há casos também em que os jovens podem ser dispensados do alistamento. Um dos exemplos é quem for o único responsável pelo sustento da família. Ele deve procurar a Junta Militar mais próxima e deixar de participar do alistamento. Os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

“Há ainda a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir às Forças Armadas. Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, o jovem precisa entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo”, complementa o Ministério da Defesa.

No momento da inscrição, os jovens podem escolher também por terem o registro pelo nome social. Para isso, é necessário levar a certidão de nascimento, comprovante de residência, documento de identidade e o requerimento do uso do nome social.

O endereço da Junta Militar de Catanduva é rua Recife, nº 880. O atendimento é de segunda a sexta-feira sempre das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O telefone para dúvidas é o (17) 3522-5272. O site para as inscrições pela internet é www.defesa.gov.br/servico-militar.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

/* ]]> */