Uma mãe recebeu um presente especial na noite de Natal. Isso porque foi às 19 horas da última segunda-feira (25) que ela deu à luz ao filho. A ocorrência, que foge do comum, foi atendida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro Nova Catanduva. O parto foi realizado no quarto da jovem que tem 13 anos.
Inicialmente, o chamado das equipes era para atender a grávida que estaria com fortes contrações. Inicialmente, ela seria resgatada e levada ao hospital, para atendimento. Porém, quando o Samu chegou a residência onde ela mora, teriam visto que a jovem teria entrado em trabalho de parto e que a bolsa havia se rompido.
O atendimento ocorreu de forma normal. A equipe era formada por enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e dois socorristas. Os profissionais cortaram o cordão umbilical do recém-nascido e finalizaram os procedimentos para que mãe e filho fossem levados ao Hospital Padre Albino. Lá, eles receberam os cuidados médicos pós-parto. Mãe e bebê passam bem. O parto teria ocorrido no período completo dos nove meses de gestação, conforme informações da jovem.
UPA também teve parto em 2017
Foi em maio deste ano que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou o primeiro parto. Na época, a bolsa de uma jovem de 17 anos estourou e o menino com mais de três quilos nasceu de parto normal. O caso também foi considerado inusitado, porque a unidade realiza atendimentos de urgência e emergência.
Conforme informações da gestora da UPA, a jovem veio de Catiguá com fortes dores abdominais. Quando chegou a unidade, o médico teria feito a consulta e o encaminhamento para exames, quando a bolsa dela estourou e ela teve dilatação necessária para o nascimento. O menino nasceu de 39 semanas com 3.035 quilos e 48 centímetros. Após o nascimento, mãe e filho foram encaminhados para a maternidade do Hospital Padre Albino para que todos os procedimentos necessários fossem realizados. A mãe disse que começou a sentir dores ainda na madrugada momento em que buscou ajuda na Unidade de Saúde de Catiguá e foi encaminhada para Catanduva.
Cíntia Souza
Da Reportagem Local