Cidades

Instituto Federal Está Com Inscrições Para Passeio Ciclístico

Assine

O Instituto Federal de Catanduva realizará no dia 18 deste mês um passeio ciclístico às 16 horas com saída no parque Joao Paulo II, no Aeroporto até bairro Km 7. O evento se intitula IFRide tem o objetivo de promover a sociabilidade e diversão dos participantes, no final do evento terá sorteio de brindes. As inscrições são gratuitas pelo site da instituição.
A ciclista experiente Marcela Pirolla nos contou que se for pedalar ao ar livre, o melhor é andar de bike em grupo, o que está se tornando cada vez mais comum. “Com outras pessoas, a atividade torna-se mais segura e prazerosa”, afirma a especialista. Fazer amigos e trocar informações sobre percursos, cuidados mecânicos e alimentação são outras vantagens.
Marcela continua dizendo que para garantir que a prática seja segura e bem sucedida é preciso ter um equipamento adequado. O ideal para andar em lugares montanhosos ou terrenos mistos como terra e asfalto é uma mountain bike. Para asfalto, o modelo mais recomendado é o speed. Essas bicicletas são leves e rápidas, mas não são muito confortáveis e exigem bastante do corpo. Por isso, costumam ser mais usadas por atletas.
Andar de bicicleta faz bem para a saúde, além de para a boa forma. Entre os benefícios físicos e mentais estão melhora da circulação e do funcionamento do intestino, controle do colesterol, redução dos riscos trazidos pelo diabetes, aumento da qualidade do sono, alívio da depressão e diminuição do estresse e da ansiedade. Nos dois casos, ressalta Pirolla, é importante fazer um check-up antes de começar a atividade e, quando já estiver praticando, fazer breves alongamentos antes e depois, mantendo cada postura por 30 segundos.
O site para se inscrever no IFRide http://ctd.ifsp.edu.br:8080/eventos/front/pag.xhtml?eventoId=33.

Ariane Pio
Da Reportagem Local