Cidades

Incentivo A Leitura Em Catanduva Durante Todo Ano

O projeto Biblioteca Itinerante é uma ação de incentivo à leitura, promovido pela Secretaria de Cultura, nas escolas municipais. As segundas e terças-feiras, das 8 às 16h, um ônibus com mais de 500 obras, entre títulos e DVDs da literatura clássica e contemporânea, voltadas ao público infantil, estaciona numa unidade de ensino para atender aos alunos, com oficinas, muita leitura e contação de histórias.
As Oficinas Literárias desenvolvidas na Biblioteca Itinerante, por meio de um processo colaborativo, resultarão num e-book. Desenhos e textos das crianças serão utilizados para a construção do título interativo com histórias, canções e ilustrações. Como fonte de pesquisa estão sendo utilizados o hino da cidade e o livro “A cidade que mudou de nome”. O projeto é gratuito para todos os alunos da rede de ensino municipal e estadual.
Já o projeto, Ciranda de Histórias, é realizado no Centro Cultural todas as terças e quartas-feiras, às 8h e às 14h ou em horários especiais de agendamento, levando as crianças ao mundo mágico da leitura. Além de contação de histórias, os participantes fazem uma visita monitorada à Biblioteca e ao Museu Municipal, também e gratuito e aberto ao público em geral. Cris Anovazzi, que é secretaria da Cultura de Catanduva, disse que até escolas particulares podem agendar esta atividade. Conversamos também com os contadores de histórias, Rafael Jorda e Lucas Alves, que disse que muitas crianças saem maravilhadas conhecendo outro mundo, o da leitura, que antes o conhecimento delas era somente o digital e elas passam a ver o livro e ter um mundo amplo, o da imaginação.
Projeto Itinerante, Cultura Móvel, funciona da seguinte maneira. Nas paradas, a trupe, que chega montada na Kombi Filomena, interage com o público através da viagem pelos livros e contação de histórias. A magia ocorre por meio de uma biblioteca repleta de contos e causos diferentes, que prendem e chamam a atenção das crianças, incentivando o hábito pela leitura. O “Cultural Móvel” é parte integrante das Oficinas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura, e visa descentralizar as atividades do programa, gratuito e aberto para todo público.
O espaço da biblioteca de Catanduva, Embaixador Macedo Soares, é um convite a milhares de títulos e um mergulho em vários mundos para os apaixonados leitores, com mais de 45 mil livros. A bibliotecária Mariana, explicou endereço da biblioteca é na Avenida são Domingos, 880 e o atendimento é de segunda a sexta das 7h30 até às 18h, aos sábados 9h às 13h.

Ariane Pio
Da Reportagem Local