Cidades

IFSP De Catanduva Tem 1° Lugar Em Enem 2018

Em 2018 o IFSP Câmpus Catanduva formou sua primeira turma de técnicos integrados ao Ensino Médio. Os alunos formados adquirem uma habilitação profissional técnica, além da conclusão do Ensino Médio e assim podem optar pelo ingresso no mercado de trabalho como técnicos e/ou prosseguir os estudos no nível superior.
No levantamento do desempenho das escolas no ENEM 2018 disponibilizado pela Folha de São Paulo no dia 14 de junho, o IFSP Câmpus Catanduva se consolida em 1º lugar dentre as escolas públicas da cidade, em todas as áreas objetivas avaliadas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), bem como na redação. Considerando-se também as instituições de ensino particulares, o IFSP ficou na 5ª posição geral, estando à frente de tradicionais escolas da cidade. As médias de notas do IFSP Câmpus Catanduva, em todas as áreas de conhecimento, ficaram acima de toda a Média Nacional, incluindo todas as escolas (públicas e particulares).
Os resultados obtidos por esses alunos nos principais vestibulares do país e a divulgação das notas do ENEM 2018 confirmam a excelência do ensino ofertado pelo IFSP. Com mais de 80% dos alunos oriundos de escolas públicas, o IFSP Câmpus Catanduva atende não somente alunos da cidade, mas também de mais de 15 cidades vizinhas, oportunizando o ensino técnico profissionalizante e integrado ao ensino médio de forma gratuita e de qualidade.
A técnica em química Daiane Cristina Carvalho da Silva, formada em 2018, decidiu se aprofundar na carreira e atualmente cursa Licenciatura em Química na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Segundo ela, “O IF me deu base para essa conquista, abriu novos horizontes pra mim, como também a minha mente, com ótimos professores e servidores que estavam sempre a nossa disposição, sempre em busca de melhorias, que não só nos formaram como alunos, mas também nos preparou pra vida, nos amadureceu, preparando-nos para essa nova jornada que é a faculdade. No decorrer dos três anos de IF fui me enriquecendo de conhecimento não só científico, mas para vida”.
O ex-aluno Matheus da Silva Fonseca, formado em Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio, decidiu continuar na área de exatas. Durante sua formação, o aluno participou e foi medalhista em Olímpiadas de Física e Matemática, conquistando assim aprovação para ingressar na Unicamp. O aluno optou por cursar Física Computacional na Universidade de São Paulo- USP. Já Vithor Mateus Dominici Tamburi, formado em Técnico em Redes de Computadores decidiu seguir por uma área diferente da sua formação técnica e atualmente cursa Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP. “No IFSP eu encontrei professores com uma qualificação excelente, que dispunham de seu tempo para tirar dúvidas fora da sala de aula, um ensino de qualidade e um ambiente muito bem pensando para nós, alunos (lugares para descanso, sala de estudo, biblioteca completa, etc). Graças a isso tudo, tive muitas oportunidades de estudo e, assim que eu saí do ensino médio, passei na UNESP”.

Ariane Pio
Da Reportagem Local