Início - I Concurso Fotográfico do IFSP Câmpus Catanduva
Cidades

I Concurso Fotográfico do IFSP Câmpus Catanduva

Aconteceram ontem, exibições de fotografias selecionadas pelo I Concurso Fotográfico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Catanduva. O evento dará continuidade no dia 19 deste mês.
São fotografias dos estudantes da Instituição selecionadas a partir da temática “Trajetórias”. A motivação consistia em compartilhar imagens sobre lugares, pessoas ou momentos percebidos no caminho entre o Instituto Federal e a casa de cada um dos participantes.
As três melhores fotografias serão escolhidas pelos membros da Comissão de Diversidade Cultural, organizadora do Concurso, e premiadas com livros relacionados à arte e à cultura em geral.
A invenção da fotografia sem dúvida revolucionou a forma de olhar e representar o mundo. Antes dela, para capturar uma imagem da natureza, ou o retrato de uma pessoa era necessário fazer um desenho ou uma pintura. Poucas pessoas tinham o prazer de ter a sua imagem guardada para a posteridade, pois contratar um pintor era algo muito caro.
O ser humano tem a necessidade de congelar momentos, para poder se lembrar de depois. Além disso, o ser humano tem a necessidade de gravar a sua própria imagem, seja para se mostrar na atualidade ou para ser lembrado na posteridade.
Com a invenção da fotografia, cada instante da vida pode ser guardado, bastando para isso um simples clique na máquina fotográfica. Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. Mas, não se engane, nem sempre o ato de fotografar foi algo rápido e instantâneo. As primeiras máquinas fotográficas demoravam muito tempo para fazer uma foto, pois a tecnologia de gravar a luz no papel ainda não era tão evoluída.

Ariane Pio
Da Reportagem Local