Cidades

Hospital Mahatma Gandhi Realiza Homenagem em Comemoração ao Dia do Artesão

Arquivo Pessoal

Com o intuito de valorizar o trabalho manual desenvolvido pelas funcionárias o Hospital Mahtma Gandhi, prestou uma singela homenagem em alusão ao Dia do Artesão. As funcionárias da instituição Josy Valadão e Adriana Medeiros receberam na última quinta-feira, dia 19 de Março, um mimo especial pelas mãos do Coordenador de Captação de Recursos, Emerson Gonçalves, representando Fernando Daltin, Coordenador da Loja Dona Angola, que na ocasião estava de férias.
“Como na Loja dona Angola são três colaboradores nossa diretoria não deixou passar em branco e pediu para que preparássemos um mimo para homenageá-los, mas quem faz o trabalho acontecer a todo o vapor na loja é o Fernando Daltin, que tem ideias excepcionais para dividir com as artesãs. Além disso, o Fernando colocou a loja Dona Angola em umas das lojas mais procuradas no setor de artesanatos em Catanduva e Região”, explicou Emerson.
O Coordenador de Captação ainda ressaltou a importância desses profissionais. “Os profissionais da loja são essenciais para a captação de recursos para ajudar a instituição no tratamento de nossos pacientes assistidos em regime SUS”, finalizou.

Sobre a
data
O artesanato é de extrema importância para nosso país e faz parte do folclore de cada região. O Dia do Artesão é comemorado no dia 19 de Março em celebração ao São José, padroeiro da categoria. Os índios são os mais antigos artesãos, eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica. Além da arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitas com penas e plumas de aves.
As comunidades de artesãos concentram-se mais na região Nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e de Pernambuco com arte de cerâmica, madeira, palha, rendas e etc. Já no Sul e Sudeste os artesanatos como bordados, pintura, crochê, tricô, patchworks, bijuterias se destacam pelo fato de serem muito utilizados em Organizações como fonte de renda, bazares e escolas. As feiras artesanais fazem muito sucesso entre os consumidores. Existem diversas feiras de artesanato que fazem muito sucesso em nosso país e exterior, além disso, existem as feiras locais, em clubes, bazares e lojas de artes.

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local

%d blogueiros gostam disto: