Início - 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros forma turma de mergulhadores autônomos
Cidades

13º Grupamento do Corpo de Bombeiros forma turma de mergulhadores autônomos

Hoje pela manhã o 13º agrupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Catanduva, formou mais uma turma de mergulhadores autônomos. A turma foi iniciada há cerca de 40 dias. E em seis semanas de treinamento foi capacitada para realizar mergulhos tanto em águas calmas quanto águas escuras e com obstá

Hoje pela manhã o 13º agrupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Catanduva, formou mais uma turma de mergulhadores autônomos. A turma foi iniciada há cerca de 40 dias. E em seis semanas de treinamento foi capacitada para realizar mergulhos tanto em águas calmas quanto águas escuras e com obstáculos.
Dos 20 bombeiros que iniciaram o curso, apenas 14 se formaram, alguns por motivos de saúde e outros por não aprovação nas etapas. O treinamento é considerado um dos mais difíceis entre as áreas de especialização do Corpo de Bombeiros, pois requer resistência psicológica, física e técnica.
Esse tipo de curso só é realizado em poucos agrupamentos no estado de São Paulo, entre eles na cidade de Araçatuba, Ribeirão Preto, Guarujá, Santos, São Paulo e em Catanduva. Os bombeiros que realizaram o treinamento na cidade passaram por uma primeira fase, de três semanas, conhecida como fase de águas controladas, na qual os mergulhos são realizados na sede do 13º Grupamento e em águas com boa visibilidade e sem obstáculo. Após aprovados na primeira fase os bombeiros passaram para outra fase conhecida como fase de águas abertas. Etapa mais difícil em que o mergulho é realizado em rios, lagos e mares com pouca visibilidade, galhos e outros obstáculos.
Os mergulhos dessa turma foram realizados no rio Tietê, na cidade de Sales, no rio Grande, na cidade de Fronteira, e no mar da praia de Ilha Bela. Durante a solenidade de formatura os bombeiros receberam seus certificados e premiações embaixo d’água. Entre os destaques da turma formada hoje estão André Luis Parizi Pereira, Wendel Gabriel Pinheiro dos Santos e Daniel Henrique da Silva, respectivamente na primeira, segunda e terceira colocação. Os destaques foram selecionados de acordo como rendimento e notas no curso.