Início - Energisa Realiza Lançamento de Campanha Sobre Segurança com Energia
Cidades

Energisa Realiza Lançamento de Campanha Sobre Segurança com Energia

Lançamento da semana e também da campanha será na quarta-feira (Divulgação)

A Energisa Sul-Sudeste realiza nesta quarta-feira, dia 7, o lançamento da Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). Com o tema “É aí que mora o perigo”, a iniciativa faz parte de uma campanha nacional de conscientização, que a empresa desenvolverá durante dois meses em toda a sua área de concessão.
A campanha visa reduzir os números de acidentes da população com energia elétrica e reforça ações contra as principais causas de mortes por contato com a eletricidade, na construção civil, manutenção predial e ligação elétrica clandestina.
O lançamento da semana e também da campanha será na quarta-feira das 9 às 15 horas, na Praça da Igreja Matriz.
O número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam que desde que começou a fazer a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, totalizando 293 mortes/ano, isto representa que foram evitadas 47 mortes/ano.
A menor taxa de incidências revela o resultado das campanhas de conscientização que as distribuidoras têm feito junto à população, com o reforço em ações focais direcionadas às principais causas. Este ano, a XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica realizada pelas concessionárias pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo o País, com a adesão das 43 empresas associadas à Abradee.
A cada ano, as distribuidoras reforçam as ações da campanha com base nos tipos de acidentes mais comuns motivados pelo contato da população com a rede elétrica. Com o slogan “É ai que mora o perigo”, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia-a-dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção/ manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV; e poda de árvore.
Para o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, a queda contínua nos números de acidentes com a rede elétrica ao longo dos anos demonstra a importância de ações de conscientização e prevenção. “A cada ano reforçamos a campanha entre as distribuidoras de energia de todo o país. Vemos os resultados deste trabalho ao observar que de 2009 a 2017, tivemos uma redução total de óbitos nos cinco tipos de ocorrência abrangidos pela campanha, isso é uma notícia muito boa”, afirmou.

Karla Konda
Da Reportagem Local