Início - Energisa promove separação de resíduos para Cooperativa Recicla
Cidades

Energisa promove separação de resíduos para Cooperativa Recicla

Divulgação

Contribuir para mitigar os impactos ambientais, promovendo a conscientização e a disseminação de práticas sustentáveis. Com esse propósito, a Energisa Sul-Sudeste vem colhendo bons resultados do seu programa interno de coleta seletiva. Uma vez que responsabilidade ambiental sempre esteve entre as premissas da distribuidora, a separação dos resíduos gerados na sede e nas unidades regionais já é parte da rotina da Energisa, que destina os materiais recicláveis a cooperativas locais. Para não deixar que a prática perca força diante da agitada rotina, o tema reciclagem é constantemente trabalhado com os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, que são chamados à responsabilidade de separar o lixo dentro e fora da empresa.
“Queremos que nossos colaboradores compreendam a importância da separação e descarte correto dos resíduos. Quando separamos o que é reciclável do que não é possível reaproveitar, contribuímos com a diminuição da extração dos recursos da natureza e também com a redução das emissões de gases de efeito estufa, que colaboram para o aquecimento global e mudanças climáticas”, detalha a engenheira de Meio Ambiente da Energisa Sul-Sudeste, Rosemary Machado Alves Meger.
E as iniciativas de conscientização têm dado certo. Ao longo de 2020, nas unidades da Energisa Sul-Sudeste foram 255.277 kg de resíduos recicláveis coletados, que receberam a destinação correta por meio de cooperativas. “Enviamos para os aterros apenas uma parte do que descartamos, não sobrecarregando a capacidade e vida útil desses locais”, enfatiza a engenheira de Meio Ambiente.
Em Catanduva, os resíduos reaproveitáveis são recolhidos pela Florestana, empresa responsável pela coleta e destinação à Cooperativa Recicla Catanduva. “Mais que disponibilizar coletores personalizados para facilitar a separação dos resíduos, nossa ideia é levar o público interno da Energisa a assumir o seu papel na responsabilidade ambiental. Então, fixamos informativos em locais estratégicos, com orientações e indicações atualizadas sobre como está o processo de reciclagem dentro da empresa”, explica Rosemary.
Para fortalecer as práticas sustentáveis, coleta seletiva e outros temas relacionados ao meio ambiente são debatidos rotineiramente dentro da Energisa por meio dos diálogos diários de segurança (DDS), reuniões setoriais e atividades de integração dos novos funcionários.

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local