Cidades

Energia Solar Promete Economia Na Conta De Energia

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for à radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam este tipo de energia.
Em entrevista com Marcelo Henrique Silva, especialista em energia solar da Argos, este sistema é considerado fonte sustentável porque ela não emite gases tóxicos e não contribui para o aquecimento global, fonte de energia renovável e inesgotável.
Ele garante que instalado a energia solar o usuário não terá mais os gastos de energia elétrica, reduzindo ao mínimo isto é reduzindo em até 95% o valor da conta. Pagando somente os encargos de capacidade para a concessionária de energia que corresponde a um valor bem baixo.
A instalação dessa energia solar fotovoltaica é feita nos telhados e podem instalar em casas, indústrias e comércios os painéis por onde a luz solar é captado transformando em energia, outro equipamento instalado é chamado inversor solar. O papel principal do inversor solar no sistema fotovoltaico é inverter a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA). O Seu papel secundário é garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.
Marcelo revela que existem cuidados para se instalar os painéis como segurança e resistência do telhado já que as placas são pesadas, verificar as instalações elétricas, pois a energia solar será interligada a ela que por sua vez ligada ao relógio da concessionária, no caso de Catanduva da Energisa.
Para começar o empreendimento se deve consultar um especialista no ramo que fará um projeto detalhado, apresentar na concessionária de energia onde esta irá decidir a aprovação ou não, também se elabora um projeto de sistema de geração solar tanto para o telhado quanto para o quadro de energia.
Ele ainda disse que o valor depende do projeto, baseado nos últimos 12 meses da conta de energia do cliente. Devido a grande procura desse sistema, hoje no Brasil, o custo é bastante reduzido principalmente, dos equipamentos.
Para Marcelo o custo- beneficio da instalação dos equipamentos e do projeto podem até parecer altos, mas as vidas úteis das placas solares são de 25 anos e o retorno é garantido depois do terceiro ano do equipamento.
A energia solar fotovoltaica está crescendo e muito no Brasil, em 2017 tiveram mais de 13 mil instalações, 2018, 34 mil e neste ano 2019 a previsão é de 79 mil instalações, terminou Marcelo.

Ariane Pio
Da Reportagem Local

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

/* ]]> */