Início - Encerramento da Campanha Outubro Rosa Acontece na Praça da Matriz
Cidades

Encerramento da Campanha Outubro Rosa Acontece na Praça da Matriz

VOLUNTÁRIAS prestam atendimento a pacientes durante todo o ano (Facebook)

O encerramento da Campanha Outubro Rosa acontece na Praça da Matriz, neste sábado (27), das 8 às 12 horas. No local haverá exames gratuitos, orientações de prevenção, corte de cabelo para doação, sorteios de brindes, dentre outras atividades, tudo de graça. O evento é promovido em parceria com a Prefeitura de Catanduva, Fundação Padre Albino, Hospital Mahatma Gandhi e Associação Sempre Viva.
A presidente da Sempre Viva, Sônia Ceneviva, informa que o evento será uma grande festa em prol da prevenção ao câncer de mama.
“No local também haverá orientações para o público masculino. Vamos expor as próteses confeccionadas por nós, vamos mostrar o nosso trabalho. Estaremos com a mama que mostra os nódulos e vamos orientar a todos. É muito importante o autoexame”, frisa Sônia.
A ação contará ainda com as presenças do ginecologista e mastologista Bruno Sabino e do cirurgião oncologista Ugo Vicente. A Fundação Padre Albino ainda fará a demonstração da evolução de cânceres de mama e de próstata, por meio de exames, dentre outras atividades. A presidente da Sempre Viva destaca que o mês de outubro está acabando, mas a prevenção deve ser constante.
“O evento terá muitas atrações, mas vale a pena ressaltar que o autoexame, os cuidados com a saúde devem ser constantes independente da época do ano. É claro, que a campanha serve de estímulo e alerta para propagar sobre a importância da prevenção, mas todos os dias devemos nos cuidar e muito. Só quem enfrentou um câncer de mama ou outro tipo sabe como não é fácil lidar com a doença”, diz.
Em breve, a Sempre Viva estará atendendo em outro local. A ONG está trabalhando para angariar fundos para a construção da Casa Rosa que será na Rua Monte Santo, 246, no bairro Agudo Romão II e terá 560 m2 de construção.
A Sempre Viva oferece atendimento a mulheres mastectomizadas com fisioterapia, psicóloga, aulas de alongamento, reike e dança. Oferece ainda próteses de polietileno, turbantes e perucas. Atualmente a Sempre Viva atende na Rua Cambé, 45, na Vila Engrácia.

Karla Sibro
Da Reportagem Local