Cidades

EMCAa Visita Borracharias Da Cidade Em Combate À Dengue

O EMCAa estará visitante até o dia 17 de maio as principais borracharias de Catanduva no intuito de alertar para o criadouro de dengue. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde, Governo do Estado em parceria com as prefeituras e já foi realizada no ano passado com grande êxito.
Segundo o coordenador de ações do EMCAa, Diego Palmieri, o programa teve ótimo feedback no ano de 2018 por isso, a prefeitura voltou a realizar este ano. Somente no dia de ontem foram visitados no total 14 borracharias e até sexta os números aumentarão, pois o trabalho não para, termina Diego. A campanha intitulada “Livre-se daquele pneuzinho” quer erradicar pneus sem uso que podem acumular líquido onde se desenvolvem a larva do Aedes Aegypti se desenvolvendo para doenças como Zyka, Chikungunya e Dengue.
O descarte incorreto de pneus pode ser considerado crime, principalmente se ocorrer em áreas verdes de proteção ambiental. Além disso, podem acumular água o que o torna ambiente propício para criadouro de larvas do mosquito. Também podem servir de esconderijo para ratos, escorpiões, baratas entre outros animais causadores de doenças.
Segundo site da Prefeitura dados atualizados de casos no mês de abril foram 1402 notificados, 279 casos positivos, 413 negativos já para o mês de maio até agora foram 136 casos notificados e 1 caso positivo. Todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira cobrindo ou furando pneus; usando areia grossa em pratos de vasos de flores; ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água; virando de boca para baixo, garrafas vazias e tampando as caixas de água.

Ariane Pio
Da Reportagem Local