Cidades

Em quatro meses, mais de 5 mil pessoas se vacinaram contra a febre amarela

Assine O Regional Online

Em quatro meses, 5.100 pessoas se vacinaram contra a febre amarela em Catanduva. A procura pelas doses no Centro de Saúde da cidade tem sido intensa após casos positivos de febre amarela em macacos serem confirmados na região. A informação é Secretaria Municipal de Saúde do município.

Só neste mês de abril, até agora, 305 catanduvenses procuraram a dose nos postos de saúde da cidade. Somente em janeiro, foram aplicadas 2.377 doses da vacina.

Enquanto que em fevereiro, 1.490 moradores foram imunizados e outros 928 em março.
No início deste ano, três pacientes estavam com suspeita da doença. Exames descartaram a doença. No balanço atualizado, nenhum caso positivo de febre amarela foi registrado em humanos na cidade até o momento neste ano.

De 2016 até o primeiro mês deste ano, 13 macacos foram encontrados mortos na região, o que provocou alerta da população na busca pela procura da vacina. Até o momento, nenhum caso positivo de febre amarela em macaco foi registrado na cidade.

A campanha de vacinação teve início em janeiro, mês em que casos positivos da doença foram registrados na região. Houve, também, vacinação dos moradores que trabalham na zona rural.

A dose é obrigatória a partir dos seis meses de vida. A eficácia da vacina é de 95%, cuja validade é por 10 anos. Para as pessoas que forem viajar para áreas consideradas endêmicas ou epidêmicas é recomendável que tomem a vacina.
Para gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), mulheres que estão amamentando, portadores de doenças autoimunes ou imunodeprimidas) e a quem apresenta alergia a ovo, a vacina é contraindicada.

De acordo com o órgão de saúde, a vacinação continua ocorrendo no município de segunda a sexta, das 7h as 17h, no Centro de Saúde da cidade.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Da Reportagem Local

Patrocinado: