Cidades

É Inaugurada a ‘Academia da Saúde’ em Santa Adélia

Assine

Já está em funcionamento um serviço para auxiliar o combate e a prevenção de doenças no município de Santa Adélia. A ‘Academia da Saúde’, que fica no Jardim Darcisinho, ao lado da escola Lázara de Godoy, está recebendo a população para aulas gratuitas.
A ginástica é destinada para a população em geral e membros da terceira idade. “Tudo é supervisionado e preparado pelo nosso educador físico da Saúde, Tatus Cavalini, para garantir a saúde de todos”, explica o secretário da Saúde, Fabrício Franco.
O principal objetivo é ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde, a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional, além da educação alimentar.
A ‘Academia da Saúde’ foi implantada através de um convênio com o Ministério da Saúde. O Governo Federal enviou verbas para construção e manutenção, e a Prefeitura, como contrapartida, investiu nos materiais (como colchonetes, halteres, bolas, entre outros) para as aulas.
Outro objetivo especificado na divulgação realizada pela Prefeitura de Santa Adélia é fortalecer as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde, como a Estratégia Saúde da Família, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e a Vigilância em Saúde. “Além das atividades na Academia, o educador físico também trabalha com os grupos de hipertensos, diabéticos e outros nas Unidades de Saúde, por toda a cidade. Ele prepara atividades que vão ajudar os pacientes a ter uma qualidade de vida melhor e também prevenir doenças”, explicou o secretário.
Tatus conta que os horários são variados para que haja o atendimento de toda a população. “Pela manhã, temos aulas as segundas, terças e quartas, às 9h00; as terças, quintas e sextas, às 15h30; e também temos aulas às 18h, sempre as segundas e quartas”, explicou o educador físico.
“Santa Adélia ganha mais uma importante ferramenta de prevenção à saúde, que vem ao encontro das necessidades da população, visando promover melhores condições e qualidade de vida”, ressaltou o prefeito Guilherme Colombo da Silva (DEM), que visitou o local esta semana. “Também já implantamos um bebedouro para que os usuários possam ter água boa e de qualidade para beber durante e após as aulas”, completou.
“Nossa gestão tem procurado sempre dar especial atenção à promoção da saúde, através de ações e serviços voltados ao bem-estar da população. Essa iniciativa representa um apoio importante para o setor de saúde, tendo em vista que facilita e incentiva a prática de esportes”, finalizou o prefeito.

Da Reportagem Local