Cidades

Dúvidas e Orientações de MEIs Podem Ser Esclarecidas no Empresa Agora

Assine

Dúvidas e orientações dos Microempreendedores Individuais (MEIs) podem ser esclarecidas no Empresa Agora. O atendimento é feito na unidade local do Poupatempo, de segunda a sábado. Durante a semana as equipes do programa atendem das 8 às 17 horas. Já no fim de semana das 8 às 12 horas. Até o ano passado, Catanduva tinha 5 mil empresas em atuação. No setor é possível receber orientações para a chamada declaração do faturamento – DASN, que é anual. “A Prefeitura de Catanduva oferece ao MEI toda a orientação necessária para que ele faça a declaração do faturamento DASN. O atendimento é feito pela equipe do programa Empresa Agora, na unidade local do Poupatempo”, informa a prefeitura em questionamento feito pela reportagem de O Regional.
O microempreendedor individual pode, nesse espaço, esclarecer as dúvidas sobre a declaração, além de contar com orientação e um material impresso com o passo a passo para realizar a declaração e ainda usar os computadores do serviço eletrônico do Poupatempo para realizar a declaração e imprimir o recibo. “Aos microempreendedores individuais que não realizaram a entrega das declarações de anos anteriores, também é feita a orientação de como proceder e o empresário deixa em dia as obrigações de sua empresa”, finaliza o setor.
635 empresas em um ano
Só em 2018, Catanduva ganhou 635 novos microempreendedores. O resultado total de 5 mil ativos é superior ao visto em 2017 que teve 4.365 empresas formalizadas. Se comparado a 2016, o incremento foi de 1.590 novos empreendimentos: 46% a mais.
Além dos serviços desenvolvidos para o pagamento da declaração anual de faturamento, os empresários podem utilizar outros serviços do Empresa Agora, entre eles estão: a agenda de cursos de capacitação no Sebrae, uso de serviços gratuitos de constituição e licenciamento (regularização perante os Governos Federal, Estadual e Municipal), obter boletos para recolhimento de tributos e até solicitar empréstimo com juros baixos pelo Banco do Povo Paulista.
Com o programa instituído pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), os empreendedores constituídos ou cidadãos interessados em se formalizar têm acesso a um conjunto de serviços pioneiro na região e um dos poucos com esse modelo no Estado de São Paulo, totalmente desburocratizado.