Início - Diferença nos Preços de Perfumes Chega a 152,39%, Diz Procon
Cidades

Diferença nos Preços de Perfumes Chega a 152,39%, Diz Procon

PERFUMES tiveram variação no preço de até 152,39%, Procon orienta a pesquisa antes da compra (Divulgação)

A diferença nos preços de perfumes chega a 152,39% conforme pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP. Por conta da proximidade do Dia das Mães, o órgão realizou o estudo de preços em seis principais sites que comercializam perfumes femininos. O item ‘Love Forever Love’, de 50 ml, por exemplo, foi encontrado por R$ 37,60 em um site e em outro o mesmo produto custa R$ 94,90. Ao todo, 78 itens de diferentes marcas foram pesquisados e valor de diferença varia.
A pesquisa foi realizada no dia 18 de abril e divulgada nesta semana para orientar o consumidor que a melhor maneira de não ‘cair numa fria’ é pesquisar antes de efetuar a compra para presentear as mamães.
“Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas de 2018 e 2017, constatou-se que houve, em média, decréscimo de -1,70%, comportamento inverso do Índice de Preços ao Consumidor – IPC-SP da FIPE, que registrou uma variação de 1,93% e, do dólar comercial (venda), que variou 8,17%, tomando-se como base as datas de coletas das pesquisas de 2018 e 2017”, analisa o órgão.
O Procon analisou as comparações dos itens em no mínimo em três estabelecimentos. O valor corresponde a forma de pagamento a vista e não estão inclusos os valores de frete e taxa de entrega.
“Antes de efetuar a compra pela internet é importante conhecer o produto que deseja adquirir, se possível em uma loja física, bem como, as preferências da pessoa que será presenteada, pois “perfume” é muito pessoal”, pontua o órgão de defesa do consumidor. Outra dica do Procon é na escolha de perfumes, quanto a nacionais ou importados, “verifique se a embalagem contém todas as informações em língua portuguesa, como: instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador”, diz.
DICAS
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, catálogos, internet, entre outros), exija o comprovante da data de entrega que foi combinado. O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Para mais segurança, o consumidor deve efetuar o cancelamento por escrito.
No ato da entrega, só assine o documento de recebimento do produto, após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.
Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso você precise fazer valer seus direitos e formalizar uma reclamação.

Karla Sibro
Da Reportagem Local