Início - Dia mundial sem tabaco

Dia mundial sem tabaco

SMS realiza atividades de prevenção durante todo o dia na Praça da República

A Secretaria Municipal de Saúde comemora hoje, o Dia Mundial Sem Tabaco, com várias atividades em relação ao combate ao cigarro.
A partir das 8 horas, profissionais de saúde estarão na Praça da República para realizarem avaliação das capacidades pulmonares e fazer encaminhamento ao Programa de Combate ao Tabagismo, o qual é desenvolvido no Centro de Reabilitação Integrada.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o projeto foi criado há seis anos e oferece terapias individuais, com medicamento e grupos psicoterapêuticos. “Desde a implantação, cerca de quatro mil pacientes já foram atendidos”.
Somente no último ano, o Programa atendeu mais de 200 pacientes e 120 pararam de fumar, totalizando a eficácia de 52,4%. “O Ministério da Saúde preconiza como sucesso neste programa um percentual de 20%”.
Outro fator que chama atenção é o maior número de mulheres que participam do projeto, mas os homens obtêm maior sucesso no tratamento, o qual tem duração de um ano. “Nos três primeiros meses, o trabalho é voltado à cessação do tabagismo. Os outros nove meses são reservados para a manutenção e prevenção dos recaídos”.

PROBLEMAS
O uso de produtos que contém tabaco causa vários prejuízos à saúde, como diminuição da autoestima, poluição do meio ambiente, prejuízo à saúde do fumante passivo e também problemas econômicos com excesso de gastos com cigarros.
O paciente começa a sentir a melhora no organismo já na primeira semana após deixar de fumar, apresentando mais disposição e melhora na respiração e nos relacionamentos.
 “A nicotina no organismo de uma pessoa que parou de fumar começa a sair do corpo após seis meses, melhorando muito o paladar. Dez dias depois de deixar o cigarro, os pulmões já oxigenam melhor”.

%d blogueiros gostam disto: